quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Pedido de cassação contra Jorge Seif por defesa de policial que arremessou homem de ponte é protocolado

Seif minimizou a gravidade do ato do PM e atacou a atuação do sistema judiciário

Jorge Seif (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Jorge Seif (PL-SC) tornou-se alvo de um pedido de cassação apresentado ao Conselho de Ética do Senado. A solicitação foi feita por Leonel Camasão Cordeiro (PSol), vereador eleito de Florianópolis nas eleições de 2024, com 3.975 votos. O pedido é fundamentado em declarações polêmicas do parlamentar, publicadas nas redes sociais, em defesa do policial militar Luan Felipe Alves Pereira, acusado de arremessar um homem de uma ponte em São Paulo, no último dia 2 de dezembro. As informações são do Metrópoles.

Na publicação feita no X (antigo Twitter), Seif minimizou a gravidade do ato do PM e atacou a atuação do sistema judiciário. “Imprensa nacional demonizando a PM de SP. O erro dos policiais foi ter jogado o meliante em um córrego? Não foi do penhasco? Porque com essa Justiça sem vergonha, que libera vagabundo em audiência de custódia, levar para a delegacia e ser satirizado por criminoso é o fim do mundo”, escreveu o senador.

O ato do policial gerou ampla repercussão e críticas por parte de autoridades, especialistas em direitos humanos e organizações da sociedade civil. Leonel Camasão, ao justificar o pedido de cassação, destacou que a fala do senador não apenas relativiza a violência policial, mas também incita a naturalização de condutas que violam direitos fundamentais.

O caso, agora sob análise do Conselho de Ética, levanta questionamentos sobre os limites da imunidade parlamentar e a responsabilidade de representantes públicos na promoção de discursos que podem impactar negativamente a sociedade. O Senado ainda não informou quando o pedido será analisado.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário