segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Papai Noel é comunista? Entenda origem do personagem e da roupa vermelha

Papai Noel teve as cores das roupas trocadas em Balneário Camboriú e em shopping de Florianópolis. Foto: Reprodução

Recentemente, duas cidades de Santa Catarina mudaram a cor da roupa do Papai Noel, que tradicionalmente usa vermelho, por motivos políticos. As mudanças ocorreram em Balneário Camboriú e Florianópolis, comandadas pelos bolsonaristas Fabrício Oliveira (PL) e Topázio Neto (PSD).

Em Balneário Camboriú, o Papai Noel se tornou um “patriota” e usa uma roupa amarela com detalhes em verde. Na segunda cidade, o personagem que fica no Beiramar Shopping veste uma roupa branca. As mudanças foram motivadas pela cor vermelha ser associada ao “comunismo” por bolsonaristas.

O Papai Noel surgiu em um poema de 1823 do professor americano Clement Clarke Moore, que descreveu um velhinho bochechudo que viajava de trenó e entrava na casa das pessoas pela chaminé. No fim do século, o personagem passou a ser representado em forma de desenho com roupa de inverno marrom ou verde-escura.

A imagem do velhinho barbudo ganhou força após aparecer na revista Harper’s Weekly em 1886. Décadas depois, a Coca-Cola passou a representar a figura com as cores vermelho e branco, que combinam com seu logo.

Imagem do Papai Noel na revista Harper’s Weekly. Foto: Wikimedia Commons

Após o uso do personagem pela marca de bebidas, outras propagandas passaram a estampar o Papai Noel com roupas vermelhas em revistas como The Saturday Evening Post, Ladies Home Journal e National Geographic.

Diversas versões do Papai Noel foram criadas ao longo das décadas seguintes e a versão final da Coca-Cola, que popularizou o personagem, foi estabelecida em 1964.

A versão final do Papai Noel da Coca-Cola, estabelecida em 1964. Foto: Reprodução

A origem histórica do Papai Noel é relacionada ao São Nicolau de Mira, bispo cristão que viveu entre os séculos 3 d.C e 4 d.C na região onde hoje é a Turquia. Ele herdou uma riqueza de sua família e utilizou o dinheiro para distribuir presentes entre pobres, principalmente para crianças órfãs, ficando conhecido por sua generosidade.

O santo não era conhecido por ser gordo e tão alegre, mas diversas representações ao longo do século traziam uma grande barba branca. Sua imagem também foi usada como uma forma de educar crianças e prometer recompensas em troca de bom comportamento.

As imagens de São Nicolau reconstruídas por especialistas variam bastante, mas a mais popular foi criada pela antropóloga facial e especialista em reconstrução facial forense Caroline Wilkinson, da Universidade de Manchester, na Inglaterra. Ela criou a imagem por meio de dados obtidos com estudos de seu crânio e simulações em software.

O rosto de São Nicolau feito por reconstrução facial forense moderna. Foto: Divulgação

Apesar de ser associado ao comunismo, o Papai Noel provocou disputa na União Soviética e acabou sendo representado pela cor azul. Quando Josef Stalin assumiu o poder, o Natal foi abolido, mas na década de 1930 o personagem ressurgiu.

O “Vovô Congelado”, como era conhecido o Papai Noel na região, era uma figura de Natal celebrada na região e banida por Stalin. Quando o então mandatário retomou o uso do personagem, ele ressurgiu como um portador de presentes de Ano Novo.

O personagem azul foi mantido até o fim da União Soviética em 1989 em diversos países, que retomaram suas próprias tradições logo depois.
O “Vovô Congelado” da União Soviética utilizava roupas azuis. 
Foto: Reprodução

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário