domingo, 8 de dezembro de 2024

Papa inaugura presépio no Vaticano com menino Jesus envolto em lenço palestino

O Papa Francisco na inaguração do presépio no Vaticano: lenço palestino para o Menino Jesus

O Papa Francisco inaugurou no sábado o presépio anual no Vaticano, que este ano apresentou o menino Jesus deitado sobre um keffiyeh palestino na majedoura.

A cena, criada por artistas palestinos de Belém, apresenta a estrela com a inscrição em latim e árabe: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra aos homens por Ele amados”. Há também figuras da Sagrada Família esculpidas em oliveira.

O keffiyeh é um lenço tradicional de cabeça e rosto usado no Oriente Médio. Tornou-se um símbolo nacional palestino e é emblemático da luta contra a ocupação israelense.

“Chega de guerras, chega de violência! Você sabia que uma das indústrias mais lucrativas aqui é a fabricação de armas? Lucro com a matança. Chega de guerras!”, disse no evento.

“Enquanto nossos olhos se enchem de lágrimas, elevamos nossas orações pela paz, para que a paz reine sobre o mundo inteiro e para todas as pessoas que Deus ama.”

O presépio foi organizado com o Comitê Presidencial Palestino para Assuntos da Igreja, a Embaixada Palestina no Vaticano e a Universidade Dar Al-Kalima.

O Menino Jesus no presépio

O Papa Francisco estava acompanhado de Ramzi Khouri, membro do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina e chefe do Comitê Presidencial Palestino para Assuntos da Igreja.

O Papa também presenteou duas crianças palestinas, que representavam o comitê, com uma estrela de Belém, vista como um lembrete da situação trágica que as crianças palestinas estão enfrentando.

Após a exibição do presépio, uma missa pela paz e pelo cessar-fogo na Palestina foi realizada na Capela Angeli. O Papa Francisco tem falado abertamente sobre o massacre de Israel em Gaza e pediu o fim dos ataques, sendo alvo de uma pesada campanha sionista.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário