terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Júnior da Femac entrega nova sede dos serviços funerários de Apucarana



A nova sede,  instalada na Rua São Paulo x Munhoz da Rocha dispõe de ambientes exclusivos para atendimento das famílias em luto. A obra consumiu recursos na ordem de R$ 1,5 milhão do caixa da Prefeitura.

O prefeito Júnior da Femac inaugurou nesta terça-feira (17/12) a nova sede da Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). Os serviços, que até então funcionavam em imóvel alugado no centro da cidade, ocupam agora amplo prédio onde por muitos anos funcionou o Fórum da Justiça do Trabalho.

Com terreno de 2.400 metros e localizado na Rua São Paulo esquina com a Rua Munhoz da Rocha, o imóvel recebeu obras de reforma, adaptação a nova finalidade e ampliação, totalizando 1,1 mil metros quadrados de área construída, e absorveu investimento na ordem de R$1,5 milhão em recursos municipais. A adaptação do prédio – cedido ao Município pelo Governo Federal – atendeu a todas as normas ambientais. Entre os destaques do projeto está a aquisição de câmeras frias e também a instalação de sistema próprio de geração de energia.

Ao entregar a obra, o prefeito Júnior da Femac ressaltou que a conquista da cessão do imóvel teve atuação do deputado federal Sérgio Souza. “A nova sede da Aserfa carrega muitos conceitos da minha gestão à frente da prefeitura, iniciada em 2019. Sendo uma delas a de dotar todas as autarquias e secretarias municipais de local adequado de trabalho para os servidores e atendimento à população. Com isso, conseguimos viabilizar melhor estrutura para a Autarquia de Educação, para o Meio Ambiente, para a Autarquia de Saúde, e agora a Aserfa, que presta um trabalho espetacular para a sociedade e recebe local ideal para atender com dignidade as pessoas”, disse o prefeito Júnior da Femac, enaltecendo o trabalho do diretor-presidente da Aserfa, José Airton “Deco” de Araújo.

“Além de grande legislador e gestor, o Deco é especialista em tratar bem as pessoas, e quando uma família procura os serviços da Aserfa, ela mais do que nunca quer ser abraçada e acolhida. Juntamente com toda a sua equipe, ele realizou um grande trabalho desde que assumiu o cargo, em 2021. Agora os serviços funerários de Apucarana possuem uma casa digna”, observou o prefeito, agradecendo aos vereadores da cidade por aprovarem o orçamento municipal e possibilitarem o investimento. “Também investimos na contratação de mais profissionais através de concurso público, estrutura, novos veículos e projeto de novas capelas mortuárias. Além de mantermos nossos cemitérios e capelas mortuárias, nos últimos seis anos construímos uma nova capela no Jardim Colonial e definimos projeto e terrenos para novas unidades nos distritos de Caixa de São Pedro e Correia de Freitas. Também já deixamos a construção do novo cemitério municipal – Morada da Paz – encaminhado para a nova gestão. Já há todas as licenças ambientais e a empresa licitada para as obras”, elencou Júnior da Femac.

A estruturação da nova sede da autarquia, confidenciou o diretor-presidente da Aserfa, José Airton “Deco” de Araújo, foi um dos desafios impostos a ele pelo prefeito Júnior da Femac que gerou expectativas. “Desde que iniciei as atividades neste órgão, o novo prédio foi um dos grandes projetos que trabalhei, sempre com total apoio do prefeito. Confesso que fiquei muito assustado, pois vinha de quatro mandatos como legislador e pouco conhecia da Aserfa, mas desde o primeiro dia tive a parceria de todos os servidores, a “Família Aserfa”, que me receberam de braços abertos e que me ensinaram muito. No decorrer do tempo, com atuação de praticamente todas as secretarias da prefeitura, finalizamos esta grande obra, uma das maiores do segmento no Estado do Paraná que, com toda certeza, vai oferecer condições de acolhimento e dar dignidade às famílias que precisarem dos serviços da Aserfa, além de melhores condições de trabalho a todos os servidores públicos que atuam no local. Aqui tudo é humanizado”, disse “Deco”.

Diferente da sede antiga, a nova dispõe de ambientes exclusivos para atendimento das famílias em luto. “Tudo bem dividido, especialmente o acesso dos veículos fúnebres. Com isso, acaba aquela situação constrangedora que existia na sede do centro, que só contava com uma entrada e saída, onde muitas vezes acontecia do carro funerário chegar com o corpo do ente durante o atendimento das famílias”, exemplificou o diretor-presidente da autarquia. “A construção da nova sede da Aserfa é uma conquista nossa, para atender de forma mais respeitosa e confortável a todos que necessitarem”, reforçou Deco.

Primeira mulher servidora de carreira da Aserfa, atuando há 17 anos na preparação de cadáveres (tanopraxia), Márcia Regina Borsato Mendes conta que a nova sede era um sonho de todos os profissionais. “Uma verdadeira revolução em comparação ao que vivenciamos por anos na sede antiga. Aqui é o local dos nossos sonhos, onde as famílias também vão contar com todo o conforto necessário. A nova sala de preparação conta com equipamentos de ponta. Temos agora cozinha e alojamento adequados”, testemunhou a servidora, lembrando que o funcionamento da Aserfa é ininterrupto.

Entre as autoridades presentes estiveram os vereadores Marcos da Vila Reis (vice-prefeito eleito), Rodrigo Liévore (Recife), Tiago Cordeiro, Moisés Tavares, Jossuela Pirelli e Luciano Facchiano. “Uma satisfação poder estar presente nesta solenidade. Parabenizo ao prefeito Júnior da Femac, ao Deco e toda a sua equipe pela entrega desta obra tão necessária e importante para a população”, disse o vereador Recife em nome do Legislativo Municipal.

Aserfa – Criada pela lei nº 01/1989, a Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) possui personalidade jurídica própria e autonomia administrativa, sendo responsável de forma exclusiva pela administração, manutenção e conservação dos cemitérios municipais e das capelas mortuárias da cidade. Ao manter o monopólio dos serviços funerários no município, a autarquia também atua no atendimento a óbitos, realizando traslado de cadáveres; preparação de cadáveres e ornamentação; tanatopraxia; assistência funeral e liberação de cadáveres para outros municípios; velórios em capelas mortuárias municipais; sepultamentos; exumação; e concessão de lote de terreno ou jazido para sepulturas. As atividades da Aserfa são de interesse público e social e, portanto, não visam o lucro.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário