quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Gilmar Mendes rechaça anistia aos golpistas e prevê ação da PGR

"Isso não faz qualquer sentido", disse o ministro do STF sobre o PL da anistia

Gilmar Mendes (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

 O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (12), em entrevista à CartaCapital, que 'não vê sentido' na proposta de anistiar os golpistas envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, acrescentando que "isso de maneira nenhuma é aceitável".

“Mancharam a imagem do Brasil no exterior e agora, diante do insucesso, sugere-se uma anistia. Isso não faz qualquer sentido", disse o magistrado.

Citando as acusações de que os golpistas planejavam matar o ministro Alexandre de Moraes, do STF, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin após as eleições de 2022, ele previu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente a denúncia.

“Agora, essas medidas vão ser certamente investigadas aprofundadamente pela PGR e, em muitos casos, deve haver denúncias e o tribunal prosseguirá no julgamento dessa matéria", disse.

Em novembro, a Polícia Federal indiciou por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas próximas a ele após sua derrota no pleito de 2022, incluindo ex-ministros do governo e ex-comandantes das Forças Armadas.

Fonte: Brasil 247 com informações da Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário