O juiz Eliezer Nunes Barros já atuou como pedreiro. Foto: reprodução
Eliezer Nunes Barros, 39 anos, natural de Corumbiara (RO), tomou posse como juiz no Tribunal de Justiça de Rondônia. Ex-pedreiro, ele formou-se em Direito com o apoio do FIES, programa de financiamento estudantil, e agora planeja quitar o financiamento com o salário de magistrado.
Na adolescência, Eliezer abandonou os estudos para ajudar no sustento da família. Contudo, aos 24 anos, retornou à escola e concluiu o ensino médio pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2009, foi aprovado em um concurso público para agente penitenciário, cargo que lhe trouxe estabilidade financeira e a motivação para ingressar na faculdade de Direito. Para custear os estudos, ele recorreu ao FIES, expandido durante o governo Lula (PT), iniciando a graduação aos 28 anos e concluindo-a aos 32.
Determinando-se a alcançar o cargo de juiz, Eliezer perseverou até ser nomeado. Em entrevista à SIC TV, afiliada da Record em Rondônia, ele destacou sua gratidão e compromisso: “Quero deixar registrado que vou pagar as 22 parcelas do FIES com o salário de magistrado”, afirmou, em tom descontraído.
FIES
Criado em 1999, mas expandido sob os governos Lula, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024 pode beneficiar mais de 112 mil estudantes.
O programa oferece 100% de financiamento dos encargos educacionais para aqueles com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e inscritos no Cadastro Único. Além disso, o Fies 2024 reservou vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário