O presidente Lula em cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula tem maior reprovação entre homens, brancos, ricos e evangélicos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça (17). Seu governo é considerado ótimo ou bom por 35% e ruim ou péssimo por 34%.
A maior taxa de reprovação se dá entre os que possuem renda familiar superior a 5 salários mínimos (cerca de R$ 7 mil): 49% consideram o governo ruim ou péssimo e só 27% avaliam como bom. Entre os entrevistados com renda de 2 a 5 salários mínimos, os números são 42% e 26%, respectivamente.
O presidente tem maior aprovação entre os brasileiros que recebem até 2 salários mínimos: 44% consideram o governo ótimo ou bom, 30% regular e 24% ruim ou péssimo.
Entre os evangélicos, o governo petista é considerado ruim ou péssimo por 43%, número que oscilou dois pontos para cima em relação ao levantamento anterior. Os que reprovam o governo são 26%, quatro pontos a menos que o divulgado pelo Datafolha anteriormente.
A reprovação de Lula é de 40% entre homens. O número cresceu 3% na comparação com o levantamento de outubro e 6% desde agosto. Ótimo ou bom somam 33%, enquanto 26% dos entrevistados avaliam o governo como regular.
Entre mulheres, a aprovação de Lula é maior: 38% de ótimo ou bom, 31% de regular e 29% de ruim ou péssimo.
Na população autodeclarada branca, 44% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo, número que era de 40% na pesquisa de outubro. A aprovação da gestão petista neste recorte é de 29%, segundo o levantamento mais recente.
A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 13 de dezembro com 2.002 pessoas de forma presencial em 113 municípios de todas as regiões do Brasil.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário