Confiança nos militares está em seu nível mais baixo desde 2017
Montagem (da esq. para a dir.): Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro Cid (Foto: Divulgação / Alan Santos-PR)
Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pela Folha de S. Paulo expôs um contraste profundo nas bases de apoio do presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Eleitores do atual presidente têm mais confiança nas instituições públicas, enquanto os apoiadores do ex-mandatário depositam sua fé em empresas privadas e nas Forças Armadas. O levantamento entrevistou 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros nos dias 12 e 13 deste mês, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Entre os que votaram em Lula, 87% afirmaram confiar na Presidência da República. O Ministério Público (82%), a imprensa (81%), o Poder Judiciário (81%) e o Supremo Tribunal Federal (79%) também são amplamente respeitados por este grupo.
Em sentido inverso, os bolsonaristas mostram confiança quase exclusiva nas grandes empresas (81%) e nos militares (77%). Outras instituições, como o Ministério Público (65%), a imprensa (60%) e o Judiciário (59%), aparecem com índices mais modestos. Apenas 36% afirmaram confiar no STF, que frequentemente é alvo de ataques desse eleitorado.
O Datafolha destacou que a confiança nas Forças Armadas está em seu nível mais baixo desde 2017, mas ainda permanece como a instituição mais respeitada entre os brasileiros, com 74% de aprovação geral.
Preocupações e desempenho do governo - A pesquisa também revelou as principais preocupações dos brasileiros. Tanto apoiadores de Lula quanto bolsonaristas colocaram a saúde como o maior problema do país, sendo mencionada espontaneamente por 24% dos eleitores de Lula e 19% dos apoiadores de Bolsonaro. A violência ocupa o segundo lugar, com 13% e 12%, respectivamente.
Entretanto, os focos de preocupação divergem a partir desse ponto. Eleitores de Lula priorizam desemprego e fome, enquanto os de Bolsonaro enfatizam questões econômicas e corrupção.
Avaliação do governo Lula - Um terço dos eleitores de Lula acredita que ele fez menos pelo país do que o esperado. Entre os que votaram em Bolsonaro, a insatisfação salta para 81%. Por outro lado, 37% dos apoiadores do petista consideram que ele fez o que se esperava, e 28% acreditam que ele superou as expectativas.
Quando questionados sobre a gestão até agora, 66% dos eleitores de Lula avaliam o governo como bom ou ótimo, enquanto 27% o consideram regular. Apenas 7% apontam a gestão como ruim ou péssima.
Em contraste, 68% dos eleitores de Bolsonaro avaliam o governo como ruim ou péssimo, 23% como regular e apenas 8% como bom ou ótimo.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário