Na comemoração dos 60 anos do CEE, vice-governador Darci Piana participa da entrega de premiações às melhores instituições de ensino fundamental I e II, ensino médio e ensino superior do Paraná, que alcançaram as maiores notas no Ideb e IGC, índices do Ministério da Educação.
Conselho Estadual de Educação homenageia melhores instituições de ensino do Paraná. O prefeito de Apucarana Junior da Femac e a secretária de Educação do município Marli Fernandes receberam a homenagem das mãos do vice-governador Darci Piana. (Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria)
Em comemoração aos 60 anos de criação, o Conselho Estadual de Educação (CEE) entregou, nesta terça-feira (03), no Palácio Iguaçu, premiações às melhores instituições de ensino fundamental I e II, ensino médio e ensino superior. O reconhecimento tem como base as notas alcançadas pelas instituições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a qual o Paraná se manteve em primeiro lugar em 2023, e também do Índice Geral de Cursos (IGC).
O vice-governador Darci Piana participou do evento e foi homenageado pela sua atuação em prol da educação paranaense. “Somos o primeiro do Ideb graças ao trabalho de toda a equipe de retaguarda do nosso governo, que faz as coisas acontecerem. Saímos de 7º para 1º lugar e queremos continuar no topo”, afirmou. “Tudo isso é motivo de muito orgulho para a nossa gente do Paraná.”
Além de Piana, receberam a homenagem os secretários estaduais Roni Miranda (Educação) e Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), Márcia Aparecida Baldini; e representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba (Sinepe-PR-Curitiba).
Miranda destacou que o Conselho teve papel fundamental na melhora do ensino público paranaense. “É um órgão atuante, que tem sido fundamental para a implementação da educação profissional e a expansão das escolas em tempo integral na rede estadual do Paraná. Trata-se de um órgão deliberativo, autorizando cursos técnicos, por exemplo, e o que antes levava um ano para autorizar, agora, em poucos meses, esse curso está disponível para os nossos estudantes”, complementou.
Para o presidente do CEE, João Carlos Gomes, a sinergia entre o órgão e as secretarias resultou na melhor educação do Estado. “É um momento histórico para o Conselho Estadual de Educação. São 60 anos de atividades em prol da educação do nosso Estado, trabalhando com normatizações, avaliações e, acima de tudo, a parceria com as secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, comentou. “O sistema estadual do Paraná tem orgulho de dizer que aqui nós temos a melhor educação do Brasil”, finalizou.
PREMIAÇÕES – O CEE também premiou as instituições de ensino do Paraná com as melhores notas em rankings nacionais, como o Ideb, voltado ao fundamental I e II e médio. No ensino fundamental I, de responsabilidade dos municípios, foram entregues prêmios para as cidades de Serranópolis do Iguaçu (porte pequeno 1), Mandaguari (porte pequeno 2), Paranavaí (porte médio), Apucarana (porte grande) e Curitiba (porte metrópole).
A prefeita de Mandaguari, Ivoneia Furtado, celebrou a conquista do prêmio. O município alcançou nota 7,8 no Ideb no ensino fundamental I. “Nós temos feito um trabalho em conjunto com toda a equipe de profissionais da educação e que tem feito a diferença na vida dos nossos alunos. Temos uma retaguarda do Governo do Estado, que tem ajudado muito as nossas cidades, não só as grandes, mas também as pequenas e isso faz a diferença”, destacou.
O Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel. PM. Felippe de Souza Miranda, de Curitiba, foi premiado nas categorias ensino fundamental II (3º lugar) e ensino médio (1º lugar). A instituição conquistou nota 7,3 no Ideb.
“Com muito orgulho e alegria nós recebemos essa homenagem. Somos um colégio baseado na filosofia militar, mas com uma parceria com a Secretaria de Educação. Então todos os nossos professores e funcionários civis são da Seed. Só temos a agradecer e dizer que esse é um trabalho conjunto”, explicou a diretora do Colégio, major Maria Fernanda Carvalho de Deus.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistou nota 5 no IGC, índice que, assim como o Ideb, é calculado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As outras seis universidades estaduais também aparecem bem colocadas no ranking, com conceito 4.
“Esse é um reconhecimento muito importante e, com certeza, essa avaliação do MEC, que é a maior do País, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é algo que nos deixa muito felizes, com a Unioeste aparecendo com nota máxima”, comemorou o reitor da instituição, Alexandre Webber.
“Mais que isso, saber que todas as nossas universidades estaduais, distribuídas ao longo do Estado, têm aparecido em todos os rankings nacionais e internacionais mostra o que o Paraná tem de melhor, fazendo parte desse desenvolvimento regional tão forte”, disse.
CONSELHO – Criado em 1964, o Conselho Estadual de Educação (CEE) integra o Sistema Estadual de Ensino, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que cuida da educação básica, entre fundamental II e ensino médio, e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), responsável pelas universidades estaduais.
PRESENÇAS – Participaram da entrega os secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital) e Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços); os deputados estaduais Hussein Bakri e Luis Corti; o diretor de Educação da Seed, Anderfábio Oliveira dos Santos; os reitores das universidades estaduais do Norte do Paraná, Fábio Martini, de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, e de Maringá, Leandro Vanalli; o reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Lúcio Kürten dos Passos; os prefeitos de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti, e de Apucarana, Junior da Femac; e demais autoridades do setor de educação.
Fonte: AEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário