A Câmara aprovou a primeira etapa da proposta, que alterou o regime de impostos sobre o consumo
Chico Alencar (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou, nesta quinta-feira (19), que a “resistência dos ricos” para impedir uma reforma tributária sobre a renda é “imensa”. O parlamentar divulgou o seu posicionamento após a Câmara dos Deputados aprovar a primeira etapa da proposta, que alterou o regime de impostos sobre o consumo. A segunda etapa do projeto, que incidirá sobre a renda, deverá ser enviada ao Congresso Nacional em 2025.
“A simplificação dos impostos é importante, e o PSOL votou a favor. Agora, apesar de a reforma como um todo ser positiva, há muitas contradições que não podemos esquecer”, afirmou o parlamentar em um vídeo publicado no Instagram.
“O principal problema desse projeto é que ele se limita a mudanças no consumo, enquanto questões estruturais, como a tributação sobre o patrimônio, permanecem intocadas. Até quando?”.
A primeira etapa da proposta, aprovada pelos parlamentares em 2023, alterou o regime de impostos sobre o consumo: cinco impostos cobrados atualmente (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) foram extintos e transformados no Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com dois tipos de cobrança (CBS federal e IBS subnacional).
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário