segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Boulos, sogro de uma filha de Trump, é escolhido como conselheiro para assuntos árabes

Nomeação reforça laços familiares e influência política de Trump no Oriente Médio

Tiffany Trump e Michael Boulos (Foto: Reuters)

Reuters – Donald Trump anunciou no último domingo (1º), por meio da rede social Truth Social, que Massad Boulos, empresário libanês-americano e sogro de sua filha Tiffany Trump, será seu conselheiro sênior para assuntos árabes e do Oriente Médio.

Boulos, que desempenhou um papel estratégico durante a campanha de Trump, mobilizou eleitores árabes e muçulmanos em estados-chave como Michigan e Pensilvânia. Sua capacidade de transitar por diferentes facções políticas no Líbano, incluindo o Hezbollah e seus opositores, chamou a atenção de analistas. “Boulos tem ambição e aliados políticos que se destacarão no círculo de Trump”, avaliou Aron Lund, especialista da Century Foundation.

Durante a campanha, Boulos participou de encontros semanais com líderes cívicos e empresariais da comunidade árabe-americana, promovendo a mensagem de Trump sobre o fim de conflitos no Oriente Médio. Ele também ajudou a conquistar apoio de líderes muçulmanos e árabes-americanos que estavam descontentes com a política externa dos democratas.

Além de sua atuação política, Boulos tem raízes profundas no Líbano e é conhecido por sua rede de contatos em diferentes espectros políticos, incluindo grupos cristãos alinhados tanto a favor quanto contra o Hezbollah. Sua nomeação sinaliza uma tentativa de Trump de ampliar sua influência na região através de uma figura com forte presença na diáspora libanesa e capacidade de diálogo.

Boulos, bilionário com negócios na Nigéria, é um exemplo da política de Trump de integrar familiares e pessoas próximas em papéis-chave. A escolha ocorre pouco após Trump indicar Charles Kushner, pai de seu genro Jared Kushner, como embaixador dos Estados Unidos na França.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário