quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Bolsonaro agradece a Milei por receber foragidos do 8/1 e se compara ao argentino

Com passaporte retido, Jair Bolsonaro participa de evento de extrema-direita na Argentina por vídeo. Foto: Agustin Marcarian/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro se comparou ao mandatário da Argentina, Javier Milei, e agradeceu ao aliado por receber refugiados condenados pelo ataque de 8 de janeiro de 2023 em seu país. A declaração foi dada em vídeo enviado ao evento de extrema-direita CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), que acontece em Buenos Aires nesta quarta (4).

“Prezado Javier Milei, meus cumprimentos pelo jeito que você está conduzindo essa nação e conseguindo ótimos resultados. Parabéns pelas medidas, às vezes salgadas, que você está tomando, que estão dando resultado”, afirmou o ex-presidente.

Ele diz que teve um governo “parecido” com o de Milei, mas que foi atrapalhado pela pandemia de Covid-19 e a guerra entre Ucrânia e Rússia. Apesar da queda na atividade econômica da Argentina e do aumento da pobreza no país, Bolsonaro diz esperar que o aliado “continue nessa linha”.

“A volta de Donald Trump nos dá forças. Ele já reclamou da anistia do filho do Biden, sugeriu que também haveria anistia aos invasores do Capitólio, o que nos leva a defender que também exista anistia aos patriotas que saíram às ruas em 8 de janeiro no Brasil”, prosseguiu.

O ex-presidente agradeceu Milei por receber bolsonaristas que participaram do ataque e pediram refúgio na Argentina, dizendo que está “lutando pela anistia dessas pessoas”. A Justiça do país mandou prender recentemente 61 foragidos.

Bolsonaro teve que enviar um vídeo para participar do evento, já que está com o passaporte retido por ordem de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ainda atacou o magistrado durante o evento, alegando estar sendo perseguido pela Corte.

“Não houve golpe, nós apenas conversamos sobre hipóteses constitucionais, mas Lula da Silva quer dizer que eu tentei dar um golpe de Estado. Temos um juiz na Suprema Corte que não segue o devido processo legal. Ele se faz de vítima. E por isso não tenho meu passaporte”, prossegue.

Veja trecho do discurso de Bolsonaro no evento:

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário