Pela primeira vez, um “case” de sucesso de Apucarana foi selecionado para o Livro do Microcrédito da Fomento Paraná. A publicação conta as histórias do empreendedor David Angelo e Silva, especialista na localização de vazamentos em encanamentos, e da agente de crédito Edi Arcas Aquino, especialista em atender pequenos empreendedores.
O prefeito Junior da Femac afirma que o Livro de Microcrédito é uma iniciativa da Fomento Paraná, junto com o Sebrae e a Mais Finanças. “Essa é a quarta edição da publicação e pela primeira vez uma história de Apucarana foi selecionada. O livro apresenta histórias de sucesso de pequenos negócios, que promovem práticas de sustentabilidade. Ao todo, a publicação traz 28 cases de sucesso de todo o Paraná Paraná e, juntamente, a história do agente de crédito responsável pelo atendimento”, explica Junior da Femac, afirmando que a publicação foi oficialmente apresentada no Encontro Estadual de Agentes de Crédito, ocorrido no final de novembro, em Foz do Iguaçu.
O prefeito lembra que somente em 2024 o Banco da Mulher e a Sala do Empreendedor já liberaram mais de R$ 1,6 milhão em microcrédito. “As operações realizadas colocam Apucarana no top 3 do microcrédito no Paraná. Desse montante, 61% atenderam mulheres e 39% homens. Os recursos contribuem para alavancar os pequenos negócios e o resultado desse trabalho poderá ser conferido nesta publicação, que serve de modelo e inspiração para empreendedores de todo o Paraná”, assinala Junior da Femac.
Essa história começa a ser contada em 2022, quando Angelo procurou o Banco da Mulher, que funciona na Prefeitura de Apucarana, onde foi atendido pela agente de crédito Edi. “Havia procurado informações em bancos comerciais, mas não recebi a atenção necessária no meu momento empresarial. Quando entrei em contato com a Edi, recebi a atenção e as informações necessárias para decidir sobre o empréstimo”, observa Angelo.
O empreendedor afirma que optou pelo microcrédito chamado Micro Fácil, sendo que o valor do empréstimo foi de R$ 12.500. “Parcelei em 33 vezes, com três meses de carência, e já estou terminando de quitar o empréstimo. Com os recursos liberados, adquiri um desemtupidor de tubulação e um geofone eletrônico para localização de vazamentos”, revela.
De acordo com ele, os equipamentos permitem localizar os vazamentos no encanamento, sem precisar quebrar pisos e paredes nos imóveis dos clientes. “Percebi que esse serviço poderia solucionar um grande problema dos clientes, que estavam preocupados com o aumento da sua conta de água por causa de vazamentos. Além dos benefícios aos clientes e ao meio ambiente, consegui também aumentar em mais de 50% o meu faturamento”, relata, acrescentando que a nova tecnologia aplicada passou a representar um diferencial no mercado.
Além do carisma e do amor pelo que faz, o que também chamou a atenção da agente de crédito Edi é que o empreendimento atendia os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, especialmente o ODS 6, referente à água potável e saneamento. “O empreendimento contribui para a economia de gastos, incentivando a utilização da água de forma responsável e sem desperdícios. É um negócio que ajuda nossa cidade a se tornar mais sustentável, contribuindo para o equilíbrio do meio ambiente”, ressalta Edi.
Na publicação, Edi relata como a experiência de agente de crédito transformou a sua vida. “Durante 9 anos trabalhei em bancos comerciais e por 5 anos fui gerente de agência de um grande banco nacional. O que mais me frustrava no trabalho é que as metas e desempenho da agência tinham que estar, muitas vezes, à frente das necessidades dos clientes”, conta.
Edi afirma que se sente realizada como agente de crédito, função desempenhada há 5 anos. “Por meio de conhecimentos que obtive na carreira profissional e acadêmica, além dos cursos e atualizações que a Fomento Paraná e o Sebrae oferecem, posso auxiliar empresários a desenvolver seus empreendimentos e, dessa forma, melhorar a vida deles, de suas famílias e de toda a comunidade”, disse a agente de crédito.
A secretária municipal de Fazenda, Sueli Pereira, destaca o trabalho desenvolvido pela equipe de microcrédito. “O agente de crédito é o elo de ligação, um facilitador neste processo. O objetivo é proporcionar ao empreendedor uma oportunidade de crescimento e os pequenos negócios fazem com que o dinheiro fique na cidade, modificando a vida do bairro e das pessoas no seu entorno”, reforça Sueli.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
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