quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Vitória de Trump é um "novo começo" para relação Venezuela-EUA, diz Maduro

O presidente da Venezuela enfatizou que estará sempre “disposto a relações positivas com os Estados Unidos"

Donald Trump e Nicolás Maduro (Foto: Reuters)

Após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, manifestou esperança de um “novo começo” nas relações entre Caracas e Washington.

Em uma transmissão ao vivo pelo YouTube, Maduro ressaltou que, apesar dos atritos com Trump durante o primeiro mandato do republicano, ele vê o novo governo como uma oportunidade para melhorar os laços entre os dois países.

"Em seu primeiro governo, não nos demos bem com o presidente reeleito Donald Trump. Este é um novo começo para que apostemos em um ganha-ganha e que tudo corra bem para os Estados Unidos e tudo corra bem para a Venezuela", disse. “Desejo a ele sorte em seu governo”.

A Venezuela rompeu relações diplomáticas com os Estados Unidos em 2019, quando a Casa Branca, sob comando de Trump, reconheceu o líder oposicionista Juan Guaidó como presidente interino, contestando a legitimidade das eleições presidenciais de 2018, vencidas por Maduro.

Durante o governo de Trump, os Estados Unidos ainda impuseram sanções à Venezuela, incluindo um embargo ao petróleo do país. Essas medidas foram flexibilizadas sob a administração de Joe Biden, que permitiu que multinacionais de energia operassem no país caribenho.

Em declaração feita nesta quarta-feira, o presidente da Venezuela enfatizou que estará sempre “disposto a relações positivas com os Estados Unidos e com o mundo inteiro”.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário