segunda-feira, 18 de novembro de 2024

VÍDEO: Novas imagens mostram que homem-bomba do STF quase atingiu pessoas que deixavam o prédio

Imagens mostram que artefato foi atirado na direção de pessoas que deixavam o prédio do STF. — Foto: TV Globo/Reprodução

Imagens divulgadas neste domingo (17) pelo programa “Fantástico” da TV Globo, trouxeram novos detalhes sobre o ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira. Francisco Wanderley Luiz, o bolsonarista conhecido como Tiü França, responsável pelas explosões, quase atingiu um grupo de pessoas ao lançar uma das bombas em frente ao prédio.

As gravações divulgadas anteriormente mostravam apenas o momento em que um segurança abordou o agressor antes de ele arremessar dois explosivos contra o STF e, em seguida, detonar uma bomba em si mesmo na Praça dos Três Poderes.

Porém, os novos ângulos revelados pelo Supremo exibem a cena de um grupo de funcionários e seguranças deixando o prédio após uma sessão. O segundo explosivo lançado pelo homem-bomba quase os alcançou, obrigando-os a correr de volta para o interior do edifício.

Após os ataques de 8 de janeiro, o STF implementou um sistema de segurança com mais de 400 câmeras, capaz de identificar ameaças em tempo real. Segundo a TV Globo, o sistema emitiu um alerta assim que Tiü França chegou ao local.

Marcelo Schettini, secretário de Segurança do STF, relatou que a postura e o traje do apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamaram atenção, especialmente quando ele foi visto, à noite e sob chuva, agachado e mexendo em sua mochila.

Além das ações no STF, Tiü França também espalhou outros explosivos na região e armou uma emboscada no imóvel que alugou na Ceilândia, região periférica de Brasília.

Ele deixou uma bomba escondida em uma gaveta do apartamento, que explodiu quando um robô antibombas tentou abri-la. De acordo com a Polícia Federal (PF), a armadilha foi premeditada para ferir os agentes responsáveis pela perícia no local.

Assista abaixo:

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário