Com a troca de recicláveis por alimentos em quatro bairros, nesta quinta-feira (28/11), o Programa Feira Verde encerra as atividades deste ano. Lançado em maio de 2022, o programa teve ampla aprovação da população já realizou neste período 56.087 atendimentos e retirou 744 toneladas de recicláveis da natureza, além de gerar renda para os agricultores familiares que forneceram o alimento ao Município e aos cooperados da Cocap que ficaram responsáveis pela destinação correta do material.
O prefeito Junior da Femac acompanhou o trabalho da equipe na manhã desta quinta, em dois pontos de troca, situados no Jardim Menegazzo (próximo da Escola Municipal Marta Pereira), e na região da Vila São Carlos (perto da Escola Municipal Madalena Coco).
Ao todo, em pouco mais de dois anos e meio, foram realizadas 727 feiras que atenderam dezenas de regiões de Apucarana, inclusive distritos. Junior da Femac lembra que o programa foi implantado a partir de uma sugestão do vereador Rodrigo Lievore. “Um programa ecologicamente sustentável, que incentivou as famílias a refletirem sobre a necessidade da reciclagem, aumentando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente”, ressalta Junior da Femac.
O prefeito destaca que o programa estabeleceu um ciclo de sustentabilidade em Apucarana. “Começando com os pequenos produtores rurais, que passaram a ter a garantia de compra de seus produtos pelo Município. Depois, as famílias que tinham a oportunidade de receber alimentos frescos e saudáveis em casa. Na sequência, o programa gerou renda aos cooperados da Cocap e, por fim, a iniciativa trouxe grandes benefícios ao meio ambiente, com a retirada de toneladas de recicláveis da natureza”, assinala Junior da Femac.
O prefeito afirma que, desde a implantação, o programa foi consolidado e expandido. “O programa atendia uma média de oito bairros por semana e com os resultados apresentados passou por um processo de expansão, além de também alcançar o reconhecimento no Paraná. Recebemos da visita de várias comitivas que vieram a Apucarana para buscar informações e para conhecer in loco o funcionamento do programa”, reitera Junior da Femac.
Diante da aprovação popular e dos resultados apresentados, Junior da Femac espera que o programa seja mantido pela próxima administração como uma política pública do Município. “O Feira Verde é um destes programas que veio para ficar, que precisa ter continuidade. Existe todo o arcabouço para isso, com uma legislação que foi criada estabelecendo as regras de funcionamento. Tenho certeza que é isso que a população de Apucarana espera, especialmente as famílias que foram atendidas diretamente pela iniciativa”, frisa Junior da Femac.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário