quarta-feira, 20 de novembro de 2024

PF acredita que Mauro Cid está tentando blindar Braga Netto

O delator tem demonstrado dificuldades em revelar tudo o que sabe sobre a trama golpista

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foto: Edilson Rodrigues-Agência Senado

Integrantes da Polícia Federal avaliam que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, está tentando blindar o general Walter Braga Netto em seus depoimentos sobre a tentativa de golpe que planejava matar o presidente Lula (PT), informa o G1. Braga Neto é considerado peça central na trama golpista, mas Cid está tendo dificuldades em revelar o que sabe sobre o general.

Na avaliação de agentes da PF, essa atitude de Cid pode estar relacionada com a hierarquia militar, em razão de sua deferência ao ex-ministro. Braga Netto não foi alvo da operação de terça, mas é alvo do inquérito que investiga a tentativa de golpe. Em março, ele foi alvo de buscas e teve o celular apreendido. Mensagens obtidas anteriormente pela PF mostraram o general da reserva xingando de cagão e culpando o então comandante do Exército, Freire Gomes, pela não adesão dos militares ao golpe.

Estratégia de Bolsonaro é culpar Cid - Segundo a jornalista Andréia Sadi, do G1, o ex-presidente Jair Bolsonaro deve adotar a estratégia de jogar toda a responsabilidade sobre a tentativa de golpe no colo de Mauro Cid. Aliados de Bolsonaro admitem discussões sobre como bater de frente com o Supremo Tribunal Federal (STF), mas negam qualquer plano sobre execuções de autoridades.

Bolsonaro também não foi alvo da operação da última terça-feira (19) que prendeu envolvidos na trama golpista. No entanto, um dos presos, o general Mario Fernandes, esteve com Bolsonaro em dezembro de 2022, e afirmou ter ouvido do então presidente que seria possível adotar "qualquer ação" mesmo após a diplomação de Lula, que ocorreria em 12 de dezembro.

Interlocutores do ex-presidente apostam que Cid seguirá sem entregar tudo o que sabe, mesmo assinando um acordo de delação. Para a PF, a lealdade de Cid a Bolsonaro também ten relação com a hierarquia militar, além da relação pessoal que os dois tiveram.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário