Tempo de voo do míssil, partindo da instalação de testes de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, na Rússia, até Bruxelas, seria de 17 minutos
Oreshnik (Foto: Reuters)
O novo míssil balístico russo Oreshnik é capaz de transportar armas nucleares com uma capacidade total de até 900 quilotoneladas, informou o portal Obyasnyaem.rf.
"Na versão nuclear, o Oreshnik pode entregar armas com uma capacidade total de 900 quilotoneladas (equivalente a 45 Hiroshimas)", mostraram os infográficos no portal.
O tempo de voo do míssil, partindo da instalação de testes de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, na Rússia, até o quartel-general da Otan em Bruxelas, será de 17 minutos. Para a base aérea de Ramstein, na Alemanha, serão 15 minutos, e para a base de defesa antimísseis dos EUA em Redzikowo, na Polônia, 11 minutos, informou o portal.
O alcance máximo de destruição do Oreshnik é de 5.500 quilômetros, podendo atingir uma velocidade de até Mach 10 (12.380 quilômetros por hora ou 7.690 milhas por hora) e transportando uma ogiva com peso de até uma tonelada e meia, segundo o Obyasnyaem.rf.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Ucrânia atingiu alvos nas regiões de Kursk e Bryansk em 19 de novembro, utilizando mísseis ATACMS dos EUA e Storm Shadow do Reino Unido. Ele declarou que a Rússia testou com sucesso, em 21 de novembro, um novo míssil balístico de alcance intermediário, o Oreshnik, em resposta ao uso dessas armas pelos EUA e Reino Unido pela Ucrânia. O míssil atingiu um complexo de defesa e industrial na cidade ucraniana de Dnepropetrovsk, também conhecida como Dnipro.
Fonte: Brasil 247 com informações da Sputnik
Nenhum comentário:
Postar um comentário