sábado, 30 de novembro de 2024

Novo míssil russo Oreshnik tem potência nuclear de 45 bombas de Hiroshima

Tempo de voo do míssil, partindo da instalação de testes de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, na Rússia, até Bruxelas, seria de 17 minutos

Oreshnik (Foto: Reuters)

O novo míssil balístico russo Oreshnik é capaz de transportar armas nucleares com uma capacidade total de até 900 quilotoneladas, informou o portal Obyasnyaem.rf.

"Na versão nuclear, o Oreshnik pode entregar armas com uma capacidade total de 900 quilotoneladas (equivalente a 45 Hiroshimas)", mostraram os infográficos no portal.

O tempo de voo do míssil, partindo da instalação de testes de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, na Rússia, até o quartel-general da Otan em Bruxelas, será de 17 minutos. Para a base aérea de Ramstein, na Alemanha, serão 15 minutos, e para a base de defesa antimísseis dos EUA em Redzikowo, na Polônia, 11 minutos, informou o portal.

O alcance máximo de destruição do Oreshnik é de 5.500 quilômetros, podendo atingir uma velocidade de até Mach 10 (12.380 quilômetros por hora ou 7.690 milhas por hora) e transportando uma ogiva com peso de até uma tonelada e meia, segundo o Obyasnyaem.rf.

Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Ucrânia atingiu alvos nas regiões de Kursk e Bryansk em 19 de novembro, utilizando mísseis ATACMS dos EUA e Storm Shadow do Reino Unido. Ele declarou que a Rússia testou com sucesso, em 21 de novembro, um novo míssil balístico de alcance intermediário, o Oreshnik, em resposta ao uso dessas armas pelos EUA e Reino Unido pela Ucrânia. O míssil atingiu um complexo de defesa e industrial na cidade ucraniana de Dnepropetrovsk, também conhecida como Dnipro.

Fonte: Brasil 247 com informações da Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário