Lula recepcionou os chefes de Estado na abertura do G20 no Rio, mas a interação com Milei foi mais fria em comparação às feitas com outros líderes
Lula e Javier Milei no G20 (Foto: Reprodução)
O presidente de extrema direita da Argentina, Javier Milei,repostou um vídeo em sua conta no X (antigo Twitter) em que aparece mantendo distância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a recepção aos líderes mundiais na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, destaca a CNN Brasil. Na legenda, Milei provocou: “É melhor manter os esquerdistas e os comunistas afastados”. O vídeo também incluiu cenas do argentino em momentos mais calorosos com Jair Bolsonaro (PL), onde ambos aparecem se abraçando e celebrando.
Lula foi responsável por recepcionar os chefes de Estado no Museu de Arte Moderna, mas a interação com Milei foi visivelmente mais fria em comparação às recepções calorosas com outros líderes, como Joe Biden, dos Estados Unidos, Xi Jinping, da China, e Emmanuel Macron, da França. Nas redes sociais, apoiadores de ambos os lados repercutiram o gesto como um reflexo das diferenças entre as agendas políticas de Brasil e Argentina.
Apesar das provocações, Milei também utilizou suas redes sociais para comemorar um acordo histórico firmado entre Brasil e Argentina durante o evento. O pacto estabelece a exportação de gás natural da jazida de Vaca Muerta para o mercado brasileiro.
O acordo prevê que o Brasil compre, inicialmente, 2 milhões de metros cúbicos por dia de gás argentino, com projeções de aumento para 10 milhões de m³/dia nos próximos três anos e 30 milhões de m³/dia até 2030. A cooperação foi considerada essencial para fortalecer a segurança energética dos dois países.
“Apesar das divergências, os governos Milei e Lula assinaram acordo para que o gás de Vaca Muerta chegue ao Brasil”, destacou uma publicação celebrada por Milei e membros de sua equipe.
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário