segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Lula discute cúpula do G20 com presidente da África do Sul

Presidente Lula manifestou seu interesse em realizar uma reunião bilateral com Cyril Ramaphosa no evento que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro

Cyril Ramaphosa e Lula 22/6/23 (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve um diálogo telefônico nesta segunda-feira (4) com Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, para discutir a cúpula do G20. Durante a conversa, Lula manifestou seu interesse em realizar uma reunião bilateral com Ramaphosa no evento que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro, onde a África do Sul assumirá a presidência do grupo no próximo ano. Lula também reforçou a Ramaphosa o convite para o café da manhã do IBAS (grupo de diálogo que inclui África do Sul, Brasil e Índia), previsto para o dia 19.

Além disso, Lula lamentou a sua ausência na recente reunião do Brics, realizada em setembro em Kazan, na Rússia. O presidente brasileiro participou do evento por videoconferência, devido a um acidente doméstico que o impediu de viajar, conforme recomendação médica.

A Presidência destacou que Lula também aproveitou a oportunidade para agradecer a Ramaphosa pelo apoio da África do Sul à proposta de paz entre Rússia e Ucrânia. No total, 12 países do Sul Global assinaram um documento em maio, intitulado "Entendimentos Comuns entre a China e o Brasil sobre a Solução Política da Crise na Ucrânia".

Em setembro, após um encontro em Nova York, esses países aderiram a um comunicado sobre o conflito, que inclui a intenção de criar um grupo de "amigos pela paz" com o objetivo de fomentar entendimentos comuns e apoiar esforços para alcançar uma paz duradoura entre as partes envolvidas no conflito.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário