O presidente Lula (PT): ele comandará a reunião de encerramento da reunião de líderes do grupo. Foto: reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conclui nesta terça-feira (19) sua participação no G20, evento que foi liderado pelo Brasil em 2024.
Lula presidirá a terceira sessão da reunião de líderes, que terá como foco central o desenvolvimento sustentável. Em seguida, ele comandará a cerimônia de encerramento da Cúpula de Líderes e oficializará a passagem da presidência do grupo para a África do Sul.
Durante o dia, Lula realizará encontros bilaterais com vários chefes de Estado. Entre os compromissos agendados, está uma reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Além disso, o presidente oferecerá um almoço ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele também terá conversas com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
O presidente Lula: o petista também concederá entrevista coletiva após encerramento do evento. Foto: reprodução
Outra atividade de destaque será o anúncio dos resultados de uma rodada de investimentos em saúde, feito em parceria com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Mais tarde, o chefe do Executivo brasileiro participará de uma coletiva de imprensa com jornalistas que acompanham a cúpula, composta pelas 19 maiores economias do planeta, além da União Europeia e da União Africana.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do G20 em 1º de dezembro do ano passado, estabelecendo três pilares principais para a agenda de discussões: inclusão social e o enfrentamento da fome e da pobreza; transição energética aliada ao desenvolvimento sustentável; e a reforma da governança global.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário