Presidente visitou a Sala de Monitoramento do Enem neste domingo, primeiro dia de prova
03.11.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante Visita à Sala de Monitoramento do Enem 2024, na Sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – Brasília - DF (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Lula (PT) celebrou o aumento significativo no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que terá início neste domingo (3) em 1.753 municípios do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Em pronunciamento durante visita à Sala de Monitoramento do Enem, Lula destacou a adesão dos jovens ao exame como “uma coisa extraordinária”, elogiando o comprometimento dos estudantes com a educação e com o futuro do país. Segundo ele, “a juventude está assumindo um compromisso com o seu futuro e com o futuro do país, porque se tudo der certo na educação, tudo vai dar certo no emprego, na vida das pessoas".
O presidente também enfatizou a importância do apoio familiar e das horas de estudo e dedicação investidas pelos participantes. Em sua fala, dirigida a pessoas de todas as idades inscritas na prova, Lula parabenizou os jovens por seu empenho e os incentivou a focar na preparação. “É hora de vocês jogarem tudo que não presta no vaso sanitário e dar descarga. Agora é hora de bom humor, de agradecimento às pessoas que ajudaram vocês, de beijar o pai ou a mãe e agradecer pela dedicação”, disse.
Para Lula, a educação representa um símbolo de independência para todos, especialmente para as mulheres. Ele ressaltou que, ao garantir uma formação profissional, as mulheres ganham autonomia, podendo escolher seu caminho sem a necessidade de depender de ninguém. “A mulher não precisa se sujeitar à chatice de ninguém, ao mando de ninguém. Na hora que ela tem uma profissão, ela vai ter um mercado de trabalho, vai escolher, vai poder morar com quem quiser. Ela não é obrigada a aguentar desaforo de ninguém. Por isso é sagrado este estudo e esta prova que vocês estão fazendo".
Primeira etapa do Enem 2024 - O primeiro dia de provas, marcado para este domingo, começa às 13h30 e contará com 4.325.960 inscritos confirmados. Os candidatos responderão a 45 questões de múltipla escolha em linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões em ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). A redação, que também faz parte da primeira etapa, deve ser escrita entre sete e 30 linhas. No domingo seguinte (10), os estudantes enfrentarão 90 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática, em um total de cinco horas de prova.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o gabarito oficial será divulgado no dia 20 de novembro, e o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2024.
Porta de acesso à educação superior - O Enem, criado em 1998, avalia o desempenho dos estudantes ao término do ensino médio e é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas obtidas no exame podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, universidades portuguesas que têm acordo com o Inep aceitam as notas do Enem para o ingresso de brasileiros em seus cursos, facilitando o acesso ao ensino superior em instituições internacionais.
Lula também abordou a importância do Enem para o desenvolvimento do Brasil, afirmando que “o país só será competitivo no cenário global quando estiver exportando sabedoria e inteligência". Ele destacou que o aumento no número de inscritos reforça o compromisso do país com a educação e com a construção de uma sociedade mais igualitária e independente. “O crescimento das pessoas que se inscreveram e que estão participando, a diferença das pessoas que se inscreveram este ano para o ano passado, por estado, é uma coisa muito extraordinária. Significa que estamos no caminho certo”, afirmou.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário