quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Janja espera que Trump respeite alianças com o Brasil

"Espero que o novo governo americano entenda isso", disse a primeira-dama

Lula e Janja (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, defendeu que os Estados Unidos sob o comando do presidente eleito, Donald Trump, continuem fazendo parte das alianças firmadas com o governo do presidente Lula.

"Compromissos assumidos que caminham para um bem comum não devem ser alterados por uma nova gestão. Espero que o novo governo americano entenda isso, e acho que vai entender. O que é importante da aliança global é que não só países aderem, como também o meio acadêmico. Temos uma sociedade em movimento em prol da aliança, não só os países", disse Janja em entrevista à CNN Brasil, publicada nesta quarta-feira (13).

Na última quinta-feira (7), o presidente Lula recebeu do presidente dos EUA, Joe Biden, a confirmação de sua vinda ao Rio de Janeiro, para participar da Cúpula do G20. Biden confirmou também a decisão do governo estadunidense de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

No entanto, há incerteza no Ministério das Relações Exteriores quanto à continuidade dos EUA na aliança com a posse de Trump na Casa Branca, segundo fontes.

Além disso, a equipe de transição de Trump preparou ordens executivas e medidas sobre a saída do acordo climático de Paris e a redução do tamanho de alguns monumentos nacionais para permitir perfurações e mineração, informou o New York Times na última sexta-feira (8). A iniciativa vai no sentido contrário do que é defendido pelo governo brasileiro, que inclusive anunciou metas de corte de gases do efeito estufa mais ambiciosas.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário