quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Globo apaga vídeo que encenava apuração sobre indiciamento de Bolsonaro após críticas e mal-estar interno

Publicação gerou polêmica nas redes sociais e levou à intervenção da direção de jornalismo da emissora

Encenação da Rede Globo sobre o indiciamento de Bolsonaro (Foto: Reprodução X)

A Globo retirou de todas as suas redes sociais um vídeo, na segunda-feira (25), que gerou grande repercussão e desconforto dentro da emissora, informa o F5. No material, os repórteres políticos do Jornal Nacional em Brasília encenavam de forma teatral uma apuração sobre o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe de estado.

A publicação, que havia sido postada nas redes sociais do Jornal Nacional, logo gerou mal-estar, especialmente após o vídeo se espalhar entre perfis de direita, onde foi alvo de piadas e críticas. Humoristas, como Rafinha Bastos, chegaram a repostar o vídeo, o que ampliou ainda mais a polêmica.

Segundo a reportagem, a ordem para apagar a postagem veio de Ricardo Villela, diretor de jornalismo da Globo. Villela teria tomado conhecimento do conteúdo apenas depois de sua publicação, e, insatisfeito com o tom da postagem, decidiu retirar o vídeo. Na sua visão, o material não se alinhava ao padrão editorial da emissora, especialmente no que se refere à sua abordagem nas redes sociais.

A decisão gerou uma série de discussões internas. Embora a ideia de produzir o vídeo tenha partido da coordenação de reportagem da Globo em Brasília, o diretor de jornalismo no Distrito Federal, Luiz Ávila, não era completamente a favor do conteúdo, mas acabou sendo vencido pela maioria. A encenação no vídeo, protagonizada pelo repórter Vladimir Netto, tratava do relatório da Polícia Federal sobre a participação de Bolsonaro na tentativa de golpe.

Após o episódio, a direção da Globo orientou suas equipes de jornalismo a redobrar a atenção com o uso das redes sociais da emissora para projetos experimentais, com a recomendação de que publicações desse tipo fiquem mais alinhadas aos padrões tradicionais da Globo. Procurada pela reportagem, a emissora não se manifestou.

Fonte: Brasil 247 com informações da coluna F5

Nenhum comentário:

Postar um comentário