terça-feira, 19 de novembro de 2024

Gleisi exalta sucesso do G20 sob a presidência do Brasil: "mostrou que ainda é possível construir consensos"

Documento final do G20 incluiu propostas como a taxação dos super-ricos, reforma da ONU e reafirmação do Protocolo de Kyoto para a luta climática

18.11.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante foto oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Rio de Janeiro - RJ Foto: Ricardo Stuckert/PR (Foto: Ricardo Stuckert)

A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) destacou nesta terça-feira (19) o impacto histórico da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro sob a presidência brasileira. Em postagem nas redes sociais, Gleisi enfatizou o papel do presidente Lula (PT) na promoção de um diálogo global mais inclusivo e democrático.

“O presidente Lula e o Brasil fazem a história avançar com o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o documento final da Cúpula do G20”, afirmou Gleisi. Ela destacou a adesão de 81 países e organismos internacionais à proposta brasileira de ações concretas e recursos para enfrentar os desafios da fome e da pobreza. “A Cúpula do Rio mostrou que ainda é possível construir consensos, quando há diálogo democrático e respeito pelas diferenças, num momento em que o mundo se vê ameaçado pelo extremismo de direita e pela ganância do sistema financeiro e suas políticas neoliberais".

Sob a liderança de Lula, o evento consolidou a imagem do Brasil como potência global pacífica, com destaque para a inclusão de propostas como a taxação global dos super-ricos, a reforma da ONU e a reafirmação do Protocolo de Kyoto como pilar para a luta climática. O documento final do G20 também defendeu o cessar-fogo em Gaza, a solução de dois Estados para Palestina e Israel, e reforçou os esforços diplomáticos para resolver o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Brasil como protagonista global - A cúpula no Rio reafirmou o papel histórico do Brasil na promoção da paz e do desenvolvimento sustentável, colocando o país no centro das discussões globais. O presidente Lula, que emergiu como uma das vozes mais influentes no cenário internacional, recebeu elogios de líderes de diferentes espectros políticos. Até mesmo o presidente argentino, Javier Milei, frequentemente crítico de fóruns multilaterais, aderiu à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e firmou um importante acordo energético com o Brasil.

Além disso, a Cúpula do G20 destacou a urgência de avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, priorizando ações para mitigar desigualdades e proteger o meio ambiente.

Fonte: Brasil 247 

Nenhum comentário:

Postar um comentário