quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Escala 6×1: Erika Hilton vai se encontrar com ministro de Lula no Planalto

A deputada federal Erika Hilton no plenário da Câmara: ela é autora da PEC que reduz a atual escala 6×1. Foto: reprodução

O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, se reunirá na quarta-feira (13) no Palácio do Planalto com a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da jornada de trabalho atual, a famosa escala 6×1.

A proposta de Hilton ganhou grande visibilidade nas redes sociais nesta semana, gerando um debate sobre a possibilidade de adotar uma semana de trabalho de quatro dias com três de descanso. Além de Hilton, Padilha também receberá o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que apresenta uma PEC semelhante, atualmente em tramitação no Congresso, conforme informações do Globo.

Apesar da repercussão nas redes, assessores do presidente Lula (PT) avaliam que a proposta tem poucas chances de avançar, uma vez que a configuração atual da Câmara e do Senado não favorece a aprovação de projetos que ampliam os direitos dos trabalhadores.

Lula determinou que ministros cumpram meta fiscal | Agência Brasil
O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais: ele irá receber Erika Hilton no Planalto nesta quarta-feira (13). Foto: reprodução

Por essa razão, o governo não planeja investir capital político na proposta neste momento. No entanto, a discussão sobre o tema é considerada positiva, pois permite o fortalecimento do debate. Padilha, até agora, não se manifestou sobre o texto.

O apoio à proposta de redução da jornada de trabalho foi amplamente compartilhado por internautas. De acordo com um auxiliar de Lula, a mobilização nas plataformas digitais teve um impacto positivo para o governo, especialmente ao engajar aliados e provocar críticas de opositores.

Além disso, a proposta acabou desviando as atenções do debate sobre o corte de gastos, que já está em pauta há várias semanas. No entanto, um integrante da gestão petista lembrou que existem outros projetos que buscam a redução da jornada de trabalho, mas que ainda estão parados no Congresso.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário