sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Em nota, PT cobra "punição para os golpistas e contra a ameaça da extrema direita"

Para o PT, "processar e punir os articuladores, mandantes e financiadores do 8 de janeiro é imprescindível para conter a ousadia da extrema direita"

Terrorista bolsonarista se mata na Praça dos Três Poderes, Brasília-DF (Foto: Reprodução/X)

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores divulgou nota nesta sexta-feira (15) sobre o atentado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o que classifica como "riscos à democracia e o ao país a extrema direita e seus métodos violentos".

De acordo com o documento, a ação do homem-bomba na última quarta-feira (13) "confirma dramaticamente os riscos que a extrema direita, seus métodos violentos e seu discurso de ódio e mentiras configuram, em escala crescente, para a democracia e o país".

"Não se trata de fato isolado, como pretendem falsear os chefes políticos e ideológicos dos extremistas. O novo episódio de terror encadeia-se na espiral de violência que eles incitam de forma coordenada e sistemática", destaca a nota.

A executiva da legenta resgata que quando um terrorista plantou uma bomba num caminhão de combustíveis para explodir o aeroporto de Brasília às vésperas do Natal de 2022, também disseram que se tratava da ação de um lobo solitário.

"Mas ficou provado no inquérito que o horror foi planejado e preparado no acampamento bolsonarista em frente ao QG do Exército", frisa.

E acrescenta: "É pela intimidação e pela força bruta que a extrema direita interfere na vida política do país. Isso já estava claro na primeira campanha eleitoral de Jair Bolsonaro, defensor da ditadura, da tortura e dos torturadores, que usava os dedos em forma de arma como símbolo e encenava metralhar petistas nos palanques".

O documento diz ainda que "Bolsonaro foi forjado na escola do general Silvio Frota, que tentou dar um golpe contra o próprio regime militar".

"E quando a ditadura perdia terreno para o movimento de redemocratização do país, essa turma incendiou bancas de jornais, sequestrou o bispo de Nova Iguaçu, lançou a bomba contra a OAB que a matou dona Lyda e fez o atentado do Rio Centro que poderia ter matado centenas de jovens", lembra.

Para a legenda, "processar e punir pedagogicamente os articuladores, mandantes e financiadores do 8 de janeiro é imprescindível para conter a ousadia da extrema direita e impedir novos episódios e até mesmo uma escalada de terror e violência".

"O PT denuncia firmemente todas as tentativas de acobertar os responsáveis pela violência política e desviar o curso das investigações. Denuncia a hipocrisia dos que agora se apresentam como democratas, tendo sido cúmplices do desgoverno de Jair Bolsonaro", reforça.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário