quarta-feira, 13 de novembro de 2024

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Sessenta apucaranenses concluem curso de Libras no segundo semestre de 2024

A formação em Libras é parte do compromisso de Apucarana com a inclusão e a acessibilidade, preparando a comunidade e os educadores para uma convivência mais integrada com surdos e pessoas com deficiência auditiva


A Autarquia Municipal de Educação (AME) realizou, na noite de ontem (12/11), no auditório do SENAC, a cerimônia de entrega de certificados para os 60 apucaranenses que concluíram os cursos de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no segundo semestre de 2024. Entre os formandos estavam professores, pais de alunos e membros da comunidade. Durante o evento, estudantes das escolas municipais também encantaram o público com apresentações de poemas, canções e histórias em Libras.

O prefeito Junior da Femac parabenizou os formandos pelo compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. “Apucarana é um dos poucos municípios brasileiros a incluir o ensino de Libras no currículo escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desde 2022, todos os estudantes, surdos e ouvintes, das turmas de 1º ao 5º ano aprendem a língua. Essa iniciativa já trouxe diversos prêmios para o nosso município, como o Prêmio Internacional Cidade Educadora", destacou o prefeito.

A secretária de Educação, professora Marli Fernandes, explicou que a implantação da disciplina de Libras nas escolas municipais só foi possível após investimentos na formação de docentes. “Desde 2014, oferecemos cursos regulares de Libras aos nossos professores. E, atendendo à solicitação dos pais dos alunos, há três anos estendemos essa formação à comunidade”, afirmou.

Léia Sofia Viale, diretora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), acrescentou que a procura pelos cursos de Libras tem sido sempre alta. “Em 2024, cem pessoas, entre professores, pais de alunos e membros da comunidade, participaram dos cursos de Libras nos níveis básico, intermediário e avançado, sendo quarenta no primeiro semestre e sessenta no segundo. Todos os dias recebemos ligações e mensagens perguntando sobre novas turmas. Isso é muito gratificante", disse Léia.

Atualmente, sete estudantes surdos, com deficiência auditiva ou com implantes cocleares estão matriculados na rede municipal de educação de Apucarana.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário