domingo, 3 de novembro de 2024

Camilo Santana comemora impacto do programa Pé-de-Meia: 'aumentou inscritos no Enem'

Segundo o governo, mais de 4 milhões de estudantes estavam confirmados para fazer a prova neste domingo
Camilo Santana na central de monitoramento do Enem no Inep, Brasília (DF), 03/11/2024 (Foto: Bruna Araújo/MEC)

O ministro Camilo Santana, da Educação, comemorou neste domingo (3) o impacto positivo do programa Pé-de-Meia, que incentiva estudantes a completar o ensino médio. Segundo ele, os resultados são refletidos no aumento da adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.

“Mais de 4 milhões confirmados que vão fazer a prova hoje. Segundo ano do governo Lula e com aumento de candidatos, esse ano é de 27% a mais de confirmados para o Enem 2024”, afirmou.

Santana afirmou que há mais inscritos no terceiro ano do Ensino Médio em comparação com anos anteriores, atribuindo o sucesso ao programa Pé-de-Meia.

"Também houve um aumento significativo dos alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio, que estão fazendo a prova esse ano e que se inscreveram, comparado com o ano anterior", afirmou.

Pé-de-Meia - Em vigor desde março deste ano, o programa Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional pago pelo governo federal para promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. No total, cada estudante pode receber até R$ 9.200, desde que atenda aos critérios como os de frequência em, no mínimo, 80% das aulas. As informações são do Ministério da Educação.

A parcela paga em um mês é sempre referente à frequência em meses anteriores e leva em conta um cálculo contínuo. O programa mede tanto a presença dos estudantes em cada mês de aula como a soma de todas as presenças durante o ano letivo.

Caso o aluno tenha uma frequência menor do que 80% em algum mês, a parcela referente a esse período não será paga, mas, se nos meses seguintes ele continuar comparecendo às aulas até acumular os 80% de média de assiduidade, poderá receber o incentivo daquele mês, que havia sido bloqueado.

Fonte: Brasil 247 com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário