terça-feira, 12 de novembro de 2024

Bolsonarista Júlia Zanatta perde processo contra jornalista que divulgou dados públicos

A deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta, que perdeu processo contra Amanda Miranda. Foto: reprodução

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) foi derrotada em uma ação judicial movida contra a jornalista Amanda Miranda, que expôs o pagamento de R$ 5 mil do gabinete da parlamentar ao Jornal Razão, de Tijucas (SC). Em decisão do juiz Marcelo Carlin, do 2º Juizado Especial Cível de Florianópolis, a postagem de Amanda no X, antigo Twitter, que viralizou em dezembro de 2023, foi considerada legítima por basear-se em dados públicos do Portal da Transparência.

O magistrado destacou que a liberdade de imprensa é essencial para a democracia e que a jornalista cumpriu seu papel ao transformar informações públicas em um conteúdo acessível. “A imprensa auxilia a transformar informações em conteúdo compreensível para todos”, escreveu Carlin.

A publicação de Amanda apontava a coincidência entre o pagamento e uma notícia que atribuía a Zanatta a prorrogação do pagamento de impostos para empresários afetados por enchentes. Segundo o juiz, não há prova de que a deputada influenciou a Receita Federal, e a decisão de prorrogar prazos em situações de calamidade é do governo estadual.

A deputada bolsonarista argumentou que a postagem era “mentirosa” e motivada por “ódio e rancor”, mas o juiz não acolheu essas alegações. Amanda, que também é criadora da newsletter “Passando a Limpo” e contribui com o ICL Notícias, comemorou a vitória jurídica: Júlia Zanatta não conseguiu nos calar”, escreveu.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário