Ministros do Supremo Tribunal Federal no plenário da Corte. Foto: Antonio Augusto/STF
Após a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm feito piadas sobre serem barrados no país. A brincadeira é adivinhar de quem será o visto revogado pelo republicano.
Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, as piadas foram feitas enquanto os ministros se preparavam para entrar na sessão do plenário. Luís Roberto Barroso (presidente da Corte), Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes estavam no local.
A brincadeira surgiu após um grupo de congressistas americanos solicitarem a Antony Blinken, Secretário de Estado, a revogação dos vistos de todos os ministros do Supremo. Em carta, eles chamaram Moraes de “ditador totalitário” e os demais magistrados de “cúmplices de práticas antidemocráticas”.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
O pedido foi feito depois das decisões de Moraes para suspender perfis do X (ex-Twitter) e tirar a plataforma do ar no Brasil. A carta foi ignorada pelo governo Joe Biden.
Ministros acreditam que a vitória de Trump deve aumentar a pressão sobre a Corte para reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo assim, os magistrados estão tranquilos sobre o novo contexto político, já que os Estados Unidos já pressionavam a instituição e nunca adotaram medidas concretas.
Aliados de Bolsonaro estão otimistas com a volta de Trump à Casa Branca e acreditam que o republicano pode ajudá-lo a disputar as eleições de 2026.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário