Após a vigência da bandeira amarela, agência disse que houve "expressiva melhora das condições de geração de energia"
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
SÃO PAULO (Reuters) - A bandeira tarifária para consumidores de energia do Brasil em dezembro será verde, sem cobrança adicional na conta de luz, anunciou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a "expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro", afirmou a agência.
Com isso, deixa-se de cobrar o adicional de 1,885 a cada 100 kWh consumidos, previstos na bandeira amarela.
Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas -- acionadas mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos.
A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, vermelha patamar 1, em setembro, vermelha patamar 2 em outubro, e amarela em novembro.
Com as bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas, explicou a agência.
(Por Roberto Samora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário