quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Adélio Bispo e bolsonarista de esquerda: as táticas da extrema-direita para camuflar o atentado ao STF

Francisco Wanderlei está sendo acusado, por bolsonaristas, de agir para a esquerda como Adélio Bispo. Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (14), os bolsonaristas, nas redes sociais, resgataram o assunto “Adélio Bispo” para camuflar o ato terrorista praticado por um homem de extrema-direita em Brasília, na noite de quarta-feira (13). Enquanto a Polícia Federal investiga se Francisco Wanderlei Luiz agiu sozinho, como um lobo solitário, mas não descarta uma ação coordenada em grupo, os seguidores de Jair Bolsonaro (PL) fazem comparações desmedidas com o autor da facada no ex-presidente.

A PF concluiu, após anos de investigação, que Adélio agiu sozinho. Já os bolsonaristas exigem que, menos de 24 horas após o crime, o inquérito chegue à mesma conclusão. “Por que Adélio foi considerado um lobo solitário e louco, mas não terrorista pela PF, mas com Francisco, o suicida do STF, diretor da PF vê terrorismo político?”, questionou um perfil de extrema-direita, citando as possibilidades levantadas por Andrei Rodrigues, diretor-geral da corporação.

Outro tópico atacado por bolsonaristas é a tese da “instigação contínua”. Políticos de esquerda apontam para a instabilidade democrática criada pelo ex-presidente nos últimos 10 anos. Desde antes da sua eleição, ele pregou frases como “vamos metralhar a petralhada”.
Em outra falsa equivalência, o advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, questionou nas redes sociais se mais alguém será preso pela facada de 2018. Segundo ele, o crime aconteceu devido ao “processo de desumanização do presidente”.


Bolsonarista de esquerda?

Outra tese levantada pela extrema-direita é de que o autor do atentado seria de esquerda. Reforçando a ideia de que os responsáveis pelo vandalismo no 8 de janeiro seriam militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma bolsonarista tentou explicar porque Francisco seria de esquerda.

Na teoria maluca, ela comenta que o terrorista foi filiado ao Partido Liberal (PL), o mesmo de Bolsonaro, em 2020, enquanto o ex-presidente se filiou em 2021, o que é verdade. Mas, enquanto Francisco concorria a vereador em Rio do Sul (SC), o partido se filiou à chapa do PDT pela eleição municipal na ocasião.

Ou seja, o bolsonarista seria de esquerda porque o PL, partido de extrema-direita, supostamente entrou em uma chapa com o PDT, que segundo ela é de esquerda. A influenciadora ignorou, porém, casos como o ocorrido em Fortaleza nas eleições deste ano, quando o Ciro Gomes, principal nome do partido declarou apoio a André Fernandes, candidato a prefeito pelo Partido Liberal.

Veja as reações bolsonaristas:


Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário