Torcedores do Peñarol entraram em confronto com a PM do Rio após onda de vandalismo. Foto: reprodução
Centenas de torcedores do Peñarol, do Uruguai, protagonizaram um violento confronto na orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (23). Os uruguaios estão na cidade para acompanhar o jogo de ida da semifinal da Conmebol Libertadores contra o Botafogo, mas a situação saiu de controle horas antes da partida.
De acordo com a Polícia Militar, o tumulto teve início por volta do meio-dia, quando um torcedor furtou um celular em uma padaria local. A ação foi capturada pelas câmeras de segurança, e a equipe do Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios (Bepe), que escoltava os torcedores, conseguiu deter o ladrão em flagrante.
A prisão, no entanto, acirrou os ânimos do grupo de uruguaios, dando início a uma onda de vandalismo e violência que durou cerca de uma hora e meia.
Os torcedores, muitos deles com os rostos cobertos, usaram paus, pedras e objetos improvisados como armas. Eles chegaram a atacar banhistas e enfrentaram os poucos policiais presentes, que tentavam contê-los com bombas de efeito moral, mas sem sucesso.
“A situação ficou fora de controle rapidamente, e o reforço demorou a chegar”, relatou um comerciante local que teve seu quiosque saqueado.
O vandalismo se espalhou pela região. Mesas, cadeiras e barracas de praia foram destruídas, com seus materiais sendo usados pelos torcedores como escudos e porretes. Um carrinho de praia foi saqueado e, no asfalto, uma moto e um ônibus foram incendidados.
O trânsito na Avenida Lúcio Costa precisou ser interditado por questões de segurança. “Nunca vi algo assim por aqui. A praia virou um campo de batalha”, comentou um morador ao ser entrevistado pela Globo.
O Batalhão de Choque da PM foi acionado e chegou ao local por volta das 13h15, conseguindo cercar e conter parte dos torcedores. Um dos ônibus de turismo que transportava os torcedores também foi incendiado, mas não se sabe ao certo quem iniciou o fogo. Às 13h20, com reforços já em maior número, os policiais conseguiram controlar a situação. Um grupo de torcedores foi obrigado a se sentar no chão e será levado para a 16ª DP (Barra) para prestar esclarecimentos.
A Polícia Militar confirmou que cerca de 200 torcedores uruguaios foram detidos, e uma arma foi apreendida durante a operação. As autoridades também informaram que o grupo será escoltado para fora do estado e não poderá assistir à partida entre Botafogo e Peñarol.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário