A decisão ocorre após a candidatura de Elmar desidratar nos últimos meses, enfrentando dificuldades até mesmo dentro do próprio partido
O União Brasil desistiu de lançar a candidatura do líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), para a presidência da Casa, informa o G1. Após uma reunião nesta quinta-feira (31), a legenda decidiu criar uma delegação para negociar o apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB), deputado que tem o apoio de Arthur Lira (PP-AL) e de diversos partidos, como PT e PL.
A decisão ocorre após a candidatura de Elmar desidratar nos últimos meses, enfrentando dificuldades até mesmo dentro do próprio partido. O parlamentar chegou a ser o favorito de Lira para a sua sucessão, mas uma reviravolta fez o atual presidente da Câmara apoiar Motta. Com a decisão, Elmar Nascimento disse se sentir traído por quem ele considerava seu “melhor amigo” na Casa.
Após perder o apoio de Lira, Nascimento tentou construir uma candidatura de oposição à Motta em uma aliança com o PSD, que lançou Antonio Brito para a presidência da Câmara. No entanto, as articulações não surtiram efeito, e o União Brasil decidiu “rifar” após uma reunião entre o presidente do partido e Hugo Motta.
A decisão do União Brasil também leva em consideração o receio de seus integrantes em perder espaço nos cargos de direção da Câmara em uma eventual disputa contra Hugo Motta. O partido cogita pedir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e uma das vice-presidências da Câmara em troca do apoio ao parlamentar do Republicanos.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário