Com segundo turno marcado para domingo, levantamento indica vantagem de Nunes sobre Boulos na disputa pela Prefeitura
Na véspera do segundo turno das eleições municipais de São Paulo, pesquisa divulgada neste sábado (26) pela Quaest aponta uma vantagem de Ricardo Nunes (MDB) sobre Guilherme Boulos (PSOL) na corrida pela Prefeitura. O levantamento, encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-05608/2024, indica que Nunes possui 55% das intenções de votos válidos, enquanto Boulos alcança 45%. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores na sexta (25) e sábado (26), apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
Para calcular os votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos e refletem o padrão de divulgação dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) —, a Quaest aplicou o modelo “likely voter”, que pondera a probabilidade de comparecimento às urnas dos eleitores, segundo o engajamento registrado em pleitos anteriores e nas declarações dos entrevistados. “Na Quaest, combinamos dados oficiais do TSE com perguntas específicas para entender a motivação e o interesse dos eleitores, criando um modelo quase algorítmico que atribui a cada pessoa na amostra uma chance de ir votar no domingo”, explicou Felipe Nunes, diretor da Quaest, ressaltando o objetivo de oferecer uma análise mais precisa.
A pesquisa também analisou a intenção de voto espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, além de perfis de eleitores que votaram em candidatos eliminados no primeiro turno, como Tabata Amaral (PSB) e Pablo Marçal (PRTB). Estes dados foram apresentados com margens de erro específicas, levando em conta a diferença de amostras para cada segmento.
Ao mapear a tendência de comparecimento dos eleitores de ambos os candidatos, o levantamento traz uma perspectiva das dinâmicas de engajamento que podem ser decisivas na reta final da eleição. A análise da Quaest fornece um panorama atualizado da disputa pela Prefeitura de São Paulo, que será definida neste domingo (27), sugerindo um cenário ainda acirrado entre Nunes e Boulos.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário