sábado, 19 de outubro de 2024

Sexto voo com brasileiros resgatados do Líbano chega ao Brasil com 212 pessoas a bordo

Operação Raízes do Cedro já trouxe 1.105 brasileiros de volta e prevê o retorno de mais 3 mil pessoas

Operação “Raizes do Cedro” em Guarulhos. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Mais um voo de repatriação de brasileiros que viviam no Líbano possuo neste sábado (19), na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), trazendo 212 passageiros e um animal de estimação à Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), diz o jornalista Lauro Jardim em sua coluna no jornal O Globo. Esta é a sexta operação do governo federal desde o início da missão em 2 de outubro.

Até agora, a Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 1.105 pessoas, incluindo 14 pets (10 gatos e 4 cães), e transportou 19,1 toneladas de bagagens e 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas de alimentos. A expectativa do governo é que aproximadamente 3 mil dos 21 mil brasileiros que residem no Líbano queiram retornar ao Brasil em decorrência da crescente tensão na região.

A repatriação foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em resposta ao aumento da violência entre Israel e o grupo libanês Hezbollah, que intensificou suas ações nos últimos dias. Essa escalada de conflitos é considerada a mais severa fora da Faixa de Gaza nos últimos 20 anos, conforme indicado pelo grupo britânico Airwars, que monitora situações de guerra.

A operação de resgate foi coordenada após extensos contatos diplomáticos. Durante sua viagem a Nova York em setembro para participar da Assembleia Geral da ONU, Lula discutiu com autoridades sobre a urgência em retirar os brasileiros do Líbano e a necessidade de um cessar-fogo. Embora o primeiro voo estivesse previsto para decolar na sexta-feira, foi adiado devido a "medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres" até o aeroporto de Beirute, que tem sido alvo de bombardeios.

O Brigadeiro Damasceno, comandante da Aeronáutica, afirmou que a FAB tem capacidade para repatriar até 500 pessoas por semana e garantiu que eventuais desistências serão rapidamente preenchidas para maximizar a utilização dos voos. Esta missão de repatriação se baseia na experiência adquirida com a operação "Voltando em paz", que evacuou mais de 1.500 brasileiros da Faixa de Gaza durante o conflito entre Israel e Hamas.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário