Edinho Silva, prefeito de Araraquara (SP), em foto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Foto: Reprodução
Com a eleição para a presidência do PT se aproximando, o nome de Edinho Silva, prefeito de Araraquara (SP), tem enfrentado críticas dentro do partido. Apesar das investidas contrárias, Edinho conta com o apoio mais importante, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que continua vendo nele o sucessor ideal para Gleisi Hoffmann no comando da sigla, segundo ministros do governo.
Petistas contrários a Edinho, segundo informações da colunista Bela Megale, do Globo, tentam enfraquecer sua candidatura, destacando a derrota da sua indicada para a prefeitura de Araraquara. No entanto, essa estratégia não parece ter surtido efeito junto a Lula, que permanece firme em sua escolha por Edinho, ignorando as críticas internas.
Aliados de Edinho, por sua vez, defendem que a derrota em sua cidade não foi um caso isolado, lembrando que o PT também teve resultados abaixo do esperado em outras regiões, incluindo grandes municípios de São Paulo e da Bahia. Isso é usado como argumento para minimizar a responsabilidade individual do prefeito.
A atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tem defendido que este seria o momento de um nome do Nordeste assumir o comando do partido. O deputado José Guimarães (CE) foi colocado como uma possibilidade, mas ele demonstrou interesse em disputar uma vaga no Senado, o que pode dificultar sua candidatura à presidência da sigla.
O deputado José Guimarães – Foto: Pablo Valadares
Gleisi também propôs que o ideal seria encontrar um nome de consenso, evitando uma disputa interna acirrada. Entretanto, Edinho já deixou claro a seus aliados que não pretende desistir da candidatura, mantendo-se firme na disputa pela presidência do PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário