Instituto divulgou levantamentos de todas as capitais nesta sexta (4) e sábado (5)
Brasil de Fato - Neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais, o instituto Quaest divulgou pesquisas eleitorais para 25 das 26 capitais brasileiras – a exceção é Aracaju (SE), que teve os resultados divulgados na noite de sexta-feira (4).
Os levantamentos confirmam alguns cenários eleitorais de pesquisas anteriores, e trazem reviravoltas em outros contextos.
Em São Paulo (SP), a disputa ainda continua acirrada entre Guilherme Boulos (Psol), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB), com empate técnico triplo, dada a margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Boulos aparece à frente, com 29% dos votos válidos, seguido de perto pelo atual prefeito, com 28%, e pelo ex-coach, que tem 27%. Na pesquisa anterior, publicada em 30 de setembro, também foi registrado empate.
Já em Teresina (PI), a pesquisa mostra o crescimento do candidato petista Fabio Novo, que aparece em primeiro lugar, com 48% dos votos válidos, seguido de perto por Silvio Mendes (UB), com 47%. Com os dois candidatos perto de conseguir a maioria absoluta, a eleição pode se encerrar já no primeiro turno.
Os números estão apresentados em votos válidos, que é a forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado das eleições. A Quaest adota um padrão específico para esse cálculo, considerando as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral em cada cidade, além da probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar, ou seja, o nível de engajamento dos eleitores de cada candidato.
Confira os resultados da última pesquisa Quaest nas 26 capitais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário