Candidatura de Motta ganhou força após desistência de Marcos Pereira, que estava considerando concorrer ao cargo, mas decidiu abrir mão da disputa
Depois de uma série de reuniões realizadas nesta quarta-feira (30), o PT e o MDB decidiram apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. Motta é o candidato que conta com o endosso do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).
Lira avaliou que Hugo Motta é o “nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos por meio do diálogo, leveza e altivez”. A candidatura de Motta ganhou força após a desistência de Marcos Pereira, que estava considerando concorrer ao cargo, mas decidiu abrir mão da disputa.
Nas últimas semanas, Motta tem se reunido com diversas bancadas em busca de apoio na campanha à presidência da Câmara. Além do PT e do MDB, o deputado também encontrou parlamentares do PL.
O PT integra a Federação Brasil da Esperança, que também conta com a participação do PCdoB e do PV. Juntas, as siglas somam 80 deputados, formando a segunda maior bancada da Câmara — atrás apenas do PL, que tem 92 congressistas.
O MDB tem 44 deputados, assim como o Republicanos, partido de Motta. Nesta quarta, o Podemos, que tem 14 deputados, também anunciou o apoio à candidatura do paraibano. As três legendas fazem parte do mesmo bloco partidário.
Nesta semana, o partido de Arthur Lira, o PP, também anunciou apoio a Motta. A sigla tem 50 deputados e integra o maior bloco partidário da casa.
Fonte: Agenda do Poder com informações do Metrópoles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário