Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB). Fotos: Zeca Ribeiro/Agência Câmara e Bruno Spada/Agência Câmara
O PSB, partido da deputada federal e ex-candidata Tabata Amaral, recomendou votos em Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da eleição municipal de São Paulo e liberou seus filiados para se posicionarem como preferirem. A decisão foi tomara em reunião da executiva nacional da sigla nesta quinta (17). A informação é da coluna Painel na Folha de S.Paulo.
Com a recomendação, a executiva nacional do PSB segue o posicionamento de Tabata, que ficou em terceiro lugar na disputa e manifestou apoio a Boulos logo após o fim do primeiro turno. A decisão segue uma resolução do diretório municipal da sigla em São Paulo.
O diretório municipal do PSB, presidido por Tabata, aprovou uma resolução que diz que os filiados devem votar “de acordo com a sua consciência e compreensão política”. O texto, aprovado na semana passada, diz que Ricardo Nunes (MDB), rival de Boulos no segundo turno, “não expressa os compromissos sociais” da legenda.
O documento ainda aponta que Boulos é de oposição a Nunes, assim como foi a candidatura de Tabata, e por isso merece a recomendação de voto. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, fazem parte da cúpula do PSB e devem participar de eventos de campanha do psolista.
Carlos Siqueira, presidente do PSB, ao lado de Tabata, Geraldo Alckmin, Lu Alckmin, Márcio França e Lúcia França em evento de campanha em SP. Foto: Reprodução
Tabata decidiu que só vai declarar voto no colega e não participará de eventos. Ao anunciar apoio a Boulos, a ex-candidata afirmou que eles representam “projetos absolutamente diferentes para São Paulo e para o Brasil”.
A candidata do PSB ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 605.552 votos (9,91% do total). Segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (16), 54% dos eleitores que votaram em Tabata migrarão para Boulos na segunda etapa da disputa.
Fonte: DCM com informações da coluna Painel da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário