Parceria visa o fornecimento de Diesel R e novas oportunidades de negócios sustentáveis
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente da Vale, Gustavo Pimenta (Foto: Carlos Eduardo Livino / Agência Petrobras)
A Petrobras e a Vale assinaram, nesta sexta-feira (18), um acordo no Rio de Janeiro com o objetivo de fortalecer a competitividade e avançar na pauta de descarbonização. O evento contou com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente da Vale, Gustavo Pimenta, que destacaram a importância de ações conjuntas para explorar oportunidades de negócios com foco em baixo carbono.
Entre as iniciativas está o uso do Diesel R, um combustível que será utilizado em uma locomotiva que opera na estrada de ferro que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, além de um caminhão fora de estrada que atua na mina Fábrica Nova, localizada no Complexo Mariana, em Minas Gerais.
Esta transação marca a primeira venda do Diesel coprocessado com conteúdo renovável da Petrobras diretamente para um consumidor final. Produzido a partir do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, o Diesel B R5 oferece não apenas um conteúdo renovável, mas também uma mistura obrigatória de 14% de biodiesel, resultando em um total de 18,3% de conteúdo sustentável.
“Estamos desenvolvendo combustíveis cada vez mais verdes e honrando nosso compromisso de descarbonização das nossas atividades. A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes, como o Diesel R, e reforçar nossa estratégia de descarbonização”, disse Chambriard.
Pimenta, por sua vez, ressaltou que a parceria “traz benefícios para ambas as companhias e cria valor para o Brasil. O acordo reforça o compromisso da Vale de promover a descarbonização das suas operações e de oferecer soluções para reduzir as emissões de seus clientes, aproveitando, assim, o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis.”
O Diesel R é uma inovação da Petrobras, sendo um diesel S10 que incorpora HVO (óleo vegetal hidrotratado) em sua composição. Este combustível é quimicamente idêntico ao diesel mineral, mas é obtido a partir do hidrotratamento de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais, e não requer alterações nos veículos ou nas estruturas de armazenamento para ser utilizado.
O produto, até o momento, conta com 5% de renováveis e representa um passo significativo na busca por combustíveis mais sustentáveis no Brasil.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário