sábado, 5 de outubro de 2024

Perícia confirma que laudo de Marçal contra Boulos é falso, afirma Polícia Civil

Guilherme Boulos e Pablo Marçal. Foto: Divulgação

O Palácio dos Bandeirantes recebeu, na madrugada deste sábado (5), a confirmação de que o laudo apresentado pelo candidato Pablo Marçal (PRTB) contra seu adversário Guilherme Boulos (PSOL) é falso.

A informação foi divulgada após uma força-tarefa do Instituto de Criminalística da Polícia Civil concluir que o documento havia sido falsificado. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi informado sobre o resultado, que deverá ser oficialmente anunciado em breve.

O laudo falso motivou uma investigação da Justiça Eleitoral, que determinou à Polícia Federal a abertura de um inquérito policial para apurar o caso. Pablo Marçal poderá ser enquadrado em até quatro crimes relacionados ao uso do documento fraudulento.

Pablo Marçal. Foto: Divulgação

Entre os crimes investigados estão: divulgação de fatos inverídicos sobre candidatos ou partidos que possam influenciar os eleitores (com pena de 2 meses a 1 ano); difamação na propaganda eleitoral com caráter ofensivo (pena de 3 meses a 1 ano); falsificação de documento particular para fins eleitorais (pena de até 5 anos); e uso de documento falsificado para fins eleitorais (pena de até 5 anos).

A fraude pode impactar a disputa eleitoral em São Paulo, já que Marçal enfrenta agora uma possível punição judicial. A investigação deverá seguir com a coleta de provas e o depoimento dos envolvidos, podendo gerar desdobramentos durante o período eleitoral.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário