sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Paraná terá sexta-feira com muita chuva e risco de tempestades, mas sol já tem data para voltar


Dia chuvoso em Curitiba (Franklin de Freitas)

A sexta-feira, 11 de outubro, será de muita chuva no Paraná. A sequência de dias seguidos é porque, após vários dias de segura, o estado esteve na rota de duas frentes frias e um cavado. Apesar do sol começar a voltar ao Paraná já a partir deste sábado, 12 de outubro, ainda que entre nuvens, esses fenômenos seguirão atuando em outras regiões.

Segundo o Simepar, o sábado (12) e o domingo (13) terão o céu com muitas nuvens. No entanto, chuva apenas em alguma regiões. No domingo, o sol aparece no interior, mas na Capital o dia fica nublado.

Para os próximos dias, a previsão é de chuvas com volume apontado como o maior os últimos seis meses. Segundo os meteorologistas, os temporais devem atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste, mas as pancadas também podem ser fortes em algumas partes do Centro-Oeste.

De acordo com a Climatempo, uma combinação de sistemas meteorológicos deve mudar o tempo na região: cavado e duas frentes frias.

Os cavados são áreas alongadas de baixa pressão e costumam ocorrer quando há uma corrente de vento que ajuda na formação de nuvens de tempestade.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nessa sexta (11) parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, boa parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais devem ter chuvas de até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h.



Tempo fica mais fresco.

Por conta do avanço das frentes frias, as temperaturas devem ficar mais amenas em alguns estados do Sul e do Sudeste. Em Curitiba, os termômetros não passam dos 20°C. Em Porto Alegre, a máxima deve chegar a 24°C.

Volta das chuvas regulares

A previsão de temporais para os próximos dias já era esperada. Elas sinalizam o retorno das chuvas regulares.

Em outubro, a chuva deve voltar a ser mais constante entre o Paraná e São Paulo, Goiás e boa parte do Amazonas e o Acre.

Já em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e do Centro-oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e Sul do Pará.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário