51,1% dos eleitores de Curitiba acreditam que Eduardo Pimentel (PSD), vencerá a eleição do próximo domingo (27), enquanto que 40% apostam na vitória de Cristina Graeml (PMB). É o que mostra a sondagem feita pela Paraná Pesquisas divulgada na manhã desta quinta-feira (24). O dado corresponde à expectativa de vitória dos curitibanos, independentemente de quem irão votar para a prefeitura de Curitiba.
Esta expectativa de vitória de Eduardo se reflete na pesquisa estimulada, quando 48,8% afirmam que irão votar no candidato do PSD e 41,2% em Cristina Graeml (PMB). Não sabem são 4,1%, brancos e nulos somam 5,9%. Na totalização dos votos válidos, quando são desconsiderados brancos e nulos, a pesquisa mostra Eduardo com 54,3% e Cristina com 45,7%.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala sua intenção de voto sem receber os nomes dos candidatos, Eduardo tem 35,3% de intenção de voto enquanto que Cristina aparece com 31%. Com uma margem de erro de 3,3%, os dois estão tecnicamente empatados.
Rejeição
O instituto também mensurou a rejeição de cada um dos postulantes: 43,9% das pessoas ouvidas disseram que não votam em Cristina Graeml “de jeito nenhum”, enquanto que 37,1% em Eduardo Pimentel.
Impugnação indeferida
No começo da semana, a campanha de Cristina Graeml pediu a intervenção da justiça para que a divulgação do estudo da Paraná Pesquisas fosse suspenso. Porém, a juíza Patrícia Di Fuccio Lages de Lima, da 177ª Zona Eleitoral de Curitiba, indeferiu o pedido.
O jurídico da candidata do PMB alegou inconformidades na metodologia da amostragem, o que poderia interferir na confiabilidade dos resultados. Cristina Graeml também havia pedido a impugnação da pesquisa do Instituto 100% Cidades que, também foi negada pela Justiça Eleitoral, e deverá ser publicada nesta sexta-feira (25).
A Justiça Eleitoral também foi acionada pelo candidato Eduardo Pimentel que pediu, e conseguiu, a impugnação das pesquisas do Datamg Instituto de Pesquisas e da Mapa Marketing e Participações Ltda.
Metodologia
A Paraná Pesquisas ouviu 940 pessoas entre os dias 20 e 23 de outubro. A margem de erro pode variar 3,3 pontos para mais ou menos e o nível de confiança é de 95. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu o número PR-07180/2024.
Fonte: Blog Politicamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário