Com 82 passageiros a bordo, incluindo crianças e um animal de estimação, a missão já resgatou 1.399 brasileiros desde o início do conflito
KC-390, avião para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo desenvolvido pela Embraer, na Base Aérea de Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O sétimo voo de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano decolou de Beirute às 12h08 (horário de Brasília) nesta segunda-feira, 21 de outubro. A bordo da aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), estão 82 passageiros, incluindo 11 crianças de colo e um pet. A operação tem escalas programadas em Roma, Lisboa e Praia, antes de retornar ao Brasil, com pouso final em Guarulhos, previsto para a próxima quarta-feira, 23 de outubro.
Com a finalização desta etapa, a Operação Raízes do Cedro totaliza 1.399 brasileiros e familiares, além de 16 animais de estimação, resgatados da zona de conflito no Oriente Médio desde o dia 2 de outubro. Ao desembarcarem, os repatriados contam com o acolhimento de profissionais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS, da Polícia Federal e da Receita Federal, que oferecem suporte imediato.
No último sábado, 19 de outubro, a mesma aeronave levou ao Líbano uma carga de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, totalizando 6,3 toneladas enviadas em duas etapas. O Itamaraty, através da Embaixada do Brasil em Beirute, continua em contato com brasileiros e familiares para prestar assistência e avaliar a necessidade de novos voos de repatriação, dependendo das condições de segurança na região.
O governo brasileiro ressalta a importância de seguir as orientações de segurança das autoridades locais e sugere que aqueles com recursos busquem deixar o Líbano por meios próprios. O aeroporto de Beirute permanece em operação, com voos da companhia libanesa Middle East Airlines. Os números de plantão consular do Itamaraty estão disponíveis para assistência: +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146.
Desde o início da operação, em 6 de outubro, diversas etapas já foram realizadas, com um total de 1.399 repatriados e 16 pets retornando ao Brasil. Os cuidados com a saúde física e mental dos repatriados são realizados por equipes do SUS, que também oferecem um atendimento humanizado, considerando aspectos culturais e sociais dos repatriados.
Além da repatriação, o deslocamento das aeronaves para o Líbano é utilizado para enviar insumos estratégicos em saúde, com mais de 47 toneladas de donativos já entregues. O governo brasileiro, por meio do SUS e da Embaixada, tem se empenhado em atender às necessidades dos brasileiros afetados pelo conflito e sua repatriação segura.
A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do acirramento do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, destacando a logística de repatriação organizada pelo Itamaraty e pela FAB. As ações de acolhimento seguem as diretrizes da Operação Voltando em Paz, realizada entre 2023 e 2024, que repatriou mais de 1.500 brasileiros e 50 pets de zonas de conflito na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário