terça-feira, 29 de outubro de 2024

“No agronegócio brasileiro, tudo é sustentável de verdade”, diz Roberto Rodrigues

Em sua fala, Rodrigues destacou o compromisso do setor com a preservação ambiental e o crescimento sustentável

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do Brasil. (Foto: Evandro Macedo/LIDE) 

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (Lula 1 e 2), defendeu com firmeza a sustentabilidade do agronegócio brasileiro durante a Lide Brazil Conference em Londres, nesta terça-feira. Em sua fala, Rodrigues destacou o compromisso do setor com a preservação ambiental e o crescimento sustentável. “No Brasil, 66% do território ainda é coberto por florestas, e todas as plantas cultivadas no Brasil ocupam apenas 7,8% do território. Somando as pastagens, não passamos de 30% do território”, afirmou, comparando com os Estados Unidos, onde “as reservas florestais são muito menores e a área cultivada é muito maior”. Para ele, o Brasil se destaca como um dos países que mais preserva seus biomas.

O ex-ministro também frisou que, nas últimas três décadas, o Brasil ampliou a produção agrícola em 457% com apenas o dobro da área plantada, uma evolução que, segundo ele, reflete o nível de inovação e produtividade do setor. “O agronegócio trouxe muita inovação e produtividade. É sustentabilidade na veia”, disse, ressaltando que o Brasil se tornou o maior exportador mundial de várias commodities, mantendo ainda uma matriz energética onde 50% da energia é renovável, contra uma média global de 15%.

Rodrigues enfatizou, porém, a necessidade urgente de combater atividades ilegais que afetam a sustentabilidade e a imagem do agronegócio brasileiro. “O Brasil precisa combater o desmatamento ilegal, os incêndios criminosos e o garimpo ilegal. O que é ilegal tem que acabar, até porque o Brasil ainda tem potencial para crescer em várias áreas do agronegócio”, afirmou, defendendo que essas práticas precisam ser eliminadas para garantir o crescimento responsável e sustentável do setor.

Em tom crítico, Rodrigues também rebateu as acusações internacionais contra o impacto ambiental do agronegócio brasileiro, as quais considera infundadas. “É tudo sustentável de verdade, apesar de todas as cretinices que dizem de vez em quando”, declarou, reforçando a visão de que o Brasil é um exemplo global de um modelo agro que alia crescimento econômico com proteção ao meio ambiente.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário