quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Moradores da Flórida fogem da catástrofe iminente com a aproximação do furacão Milton

Tempestade de categoria 5 deve atingir a Costa do Golfo na quarta-feira à noite ou na quinta-feira de manhã
Furacão Milton na região do Caribe (Foto: Reuters)


Reuters - Os moradores da Flórida têm nesta quarta-feira (9), um último dia para evacuar ou se preparar para o furacão Milton, de categoria 5, potencialmente um dos mais destrutivos a atingir a Costa do Golfo da Flórida.

Com mais de 1 milhão de pessoas em áreas costeiras sob ordens de evacuação, aqueles que fugiram para áreas mais altas congestionaram rodovias e postos de gasolina , abalando ainda mais uma região que ainda se recuperava dos impactos devastadores do furacão Helene há menos de duas semanas.

A tempestade estava em rota de colisão para a área metropolitana de Tampa Bay, lar de mais de 3 milhões de pessoas, embora os meteorologistas tenham dito que o caminho pode mudar antes que a tempestade chegue à costa na noite de quarta-feira ou no início da manhã de quinta-feira.

A tempestade está em uma trajetória rara de oeste para leste através do Golfo do México e provavelmente trará uma tempestade mortal de 3 metros ou mais para grande parte da Costa do Golfo da Flórida.

Autoridades, desde o presidente dos EUA, Joe Biden, até a prefeita de Tampa, Jane Castor, alertaram as pessoas nas zonas de evacuação para saírem ou correrem risco de morte.

Milton registrou ventos máximos sustentados de 260 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA, colocando-o no nível mais alto na escala Saffir-Simpson de cinco níveis.

Embora a velocidade do vento pudesse cair e rebaixar Milton para uma categoria menor, o tamanho da tempestade estava aumentando, colocando cada vez mais áreas costeiras em perigo.

Cerca de 2,8% do produto interno bruto dos EUA está no caminho direto de Milton, disse Ryan Sweet, economista-chefe dos EUA na Oxford Economics. Companhias aéreas, empresas de energia e um parque temático da Universal Studios estavam entre as empresas que começaram a interromper suas operações na Flórida enquanto se preparavam para interrupções.

Milton se tornou a terceira tempestade de intensificação mais rápida já registrada no Atlântico, crescendo de categoria 1 para categoria 5 em menos de 24 horas.

Fonte: Brasil 247 com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário