sábado, 26 de outubro de 2024

Maria Tereza encosta em Tiago na última pesquisa e pode embolar eleição de Londrina


O Instituto Multicultural divulgou neste sábado (26) a terceira sondagem do 2º turno para a disputa pela prefeitura de Londrina, segundo maior colégio eleitoral do estado. A candidata Maria Tereza (PP) se aproximou de Tiago Amaral (PSD) diminuindo a vantagem que vinha mantendo desde o início do pleito. Apesar de estar na frente da oponente, numericamente, a diferença se aproxima muito de um empate técnico diante da margem de erro que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao questionar os eleitores em quem irão votar neste domingo, espontaneamente 44,2% citaram o nome de Tiago e 38,8% o de Maria Tereza. A candidata que representa a atual administração do prefeito Marcelo Belinati (PP) cresceu mais de 9% desde a primeira amostragem divulgada no dia 18 de outubro quando tinha 29%. Tiago, por sua vez, cresceu menos neste período. Ele tinha 41% e agora esta com os atuais 44,2%. A redução do números de pessoas indecisas e a diminuição de potenciais votos nulos e brancos pode justificar a alteração.

Fonte: Inst Multicultural – votos válidos – nº PR-05714/2024


A mudança também é notada quando os nomes dos dois candidatos são mostrados para os entrevistados. Na pesquisa estimulada, Tiago foi lembrado por 44,5% dos eleitores, enquanto que Maria Tereza tem a preferência de 40,6%. Com a margem de erro de 3%, os dois estão praticamente empatados.

Nos votos válidos, a vantagem é para Tiago Amaral. Ao desconsiderar os votos brancos e nulos, que é como a Justiça Eleitoral faz a totalização, o candidato do PSD atinge 52,3% e Maria Tereza chega a 47,7%. Assim como ocorreu na pesquisa espontânea, o Instituto também registrou uma redução no número de pessoas indecisas, conforme mostra o gráfico abaixo.
Fonte: Inst Multicultural – estimulada – nº PR-05714/2024

A Multicultural também fez uma projeção do que pode ocorrer no domingo, seguindo as alterações que são registradas desde a primeira pesquisa realizada no começo da campanha do 2º turno. Neste cenário as urnas poderão totalizar 50,2% dos votos para Tiago e 49,8% para Maria Tereza. Ou seja, uma disputa bastante acirrada. A 24 horas da eleição, 82,5% disseram que não mudarão mais o voto, mas 17,5% dos londrinenses entrevistados disseram que poderão mudar de ideia e trocar de candidato — o que deixa a eleição ainda mais em aberta.

Metodologia: A Multicultural fez a coleta dos dados entre os dias 22 e 24 de outubro e ouviu 1.064. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número nº PR-05714/2024.

Fonte: Blog Politicamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário