O PSD do governador Ratinho Junior se sagrou o grande vencedor das urnas na eleição municipal de 2024 no Paraná ao conquistar 162 das 399 prefeituras do estado — e está no 2º turno em Curitiba e Londrina, podendo chegar a 164 em caso de êxito de Eduardo Pimentel e Tiago Amaral em 27 de outubro. Caso Cristina Graeml vença na capital, o PMB ganhará a primeira prefeitura. O cenário positivo do PSD se repetiu no país onde o partido pode vencer em até 888 prefeituras, a depender do 2º turno, o que fortalece ainda mais Gilberto Kassab no jogo político que começa a ser desenhado para 2026 e também o “centrão”. O segundo partido com mais prefeituras a partir de 2025 será o PP de Ricardo Barros, que venceu a eleição em 6o municípios e pode ganhar mais um caso vença em Londrina, com Maria Tereza. O levantamento é do Portal Globo.com.
O pleito que se encerrou no 6 de outubro demonstrou a fragilidade eleitoral do PT do Paraná — que em 2020 ganhou 8 prefeituras e a partir de 2025 vai administrar três cidades: São João do Triunfo, Santa Maria do Oeste e Paraíso do Norte. Coincidentemente nas três disputas o PT venceu o PSD. A grande aposta dos petistas era em Guarapuava, com o deputado estadual Dr. Antenor. Mas na véspera da eleição, a direita que havia se dividido entre Samuel Ribas (União Brasil) e Denilson Baitala (PL), resolveu se unir, estrategicamente, para vencer o PT. O plano deu certo e Baitala acabou eleito com 37,37% dos votos válidos.
O PL de Jair Bolsonaro alcançou 52 prefeituras no Paraná — seguido do MDB com 30 e pelo União Brasil que a partir do ano que vem vai administrar 28 cidades — mais pode ganhar mais uma caso a prefeita Elizabeth Schmidt consiga a reeleição em Ponta Grossa. O Republicanos ficou com 16 prefeituras e o PSB de Luciano Ducci ficou com 14. Os tucanos, que já comandaram muitas prefeituras no estado do Paraná, no auge de Beto Richa, ganhou em 9 cidades nesta eleição e pode chegar a 10 caso a deputada estadual Mabel Canto vença a prefeita Elizabeth.
O mapa da força política no Paraná mostra ainda que o Podemos venceu em 8 municípios, o PDT vai comandar 5 cidades, o PRD 3, o Cidadania 2 e o Novo e Solidariedade conquistaram apenas uma prefeitura na eleição de 2024.
Nas sete maiores cidades do Paraná, o PSD de Ratinho só venceu em São José dos Pinhais com a reeleição de Nina Singer. Mas pode conquistar mais duas prefeituras com Eduardo Pimentel em Curitiba e Tiago Amaral em Londrina. Caso seja derrotado, o PMB ganha uma prefeitura e o PP leva a outra em Londrina com Maria Tereza. O PL de Bolsonaro levou em Cascavel e Foz do Iguaçu.
Fonte: Blog Politicamente com informações do portal Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário